RESUMO
A busca dos profissionais por organizações que proporcionem oportunidades de carreira e aprendizado se tornou uma constante no mundo do trabalho. No quesito aprendizagem, as empresas têm investido em práticas de Educação Corporativa com o intuito de potencializar as competências dos seus colaboradores e assim torná-las cada vez mais competitivas. Este contexto traz um desafio instigante para ambos: a equalização de expectativas. Quando uma empresa contrata um profissional, logo, deseja obter o retorno com o novo colaborador; em contrapartida, o colaborador almeja o sucesso e o reconhecimento. No entanto, a falta do afinamento e alinhamento das expectativas podem encurtar a relação entre as partes. Nesse sentido, o conceito de ponto de equilíbrio, difundido na área financeira, é uma alternativa relevante a ser estudada e aplicada no processo de desenvolvimento de competências profissionais, pois permitiria o planejamento adequado da empresa para atingir o ponto de equilíbrio nas expectativas profissionais e na relação de trabalho. Portanto, o objetivo deste estudo O objetivo deste artigo foi aprofundar o estudo da aplicabilidade do ponto de equilíbrio no desenvolvimento de competências profissionais. O método de pesquisa utilizado foi a abordagem qualitativa e, como procedimento técnico, foi realizada uma revisão bibliográfica em obras de relevância acadêmica e profissional sobre competências, educação corporativa e ponto de equilíbrio. Os resultados indicaram que o ponto de equilíbrio pode ser utilizado no desenvolvimento de competências do colaborador e contribuir para uma visão sistêmica e estratégica para as empresas na gestão de pessoas.