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Título: Explorando a heutagogia no jogo digital: uma análise comparativa no jogo potion craft
Autor(es): Celi Langhi; Erick Euzébio Lima; Andréa Judice Affonso
Data de Publicação: 21/11/2023
PROGRAMA
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
LINHA DE PESQUISA
Formação do Formador
PROJETO DE PESQUISA
Ensino e Aprendizagem
PROJETO DE PESQUISA
Ensino e Aprendizagem
RESUMO
Os jogos humanos em sua ampla maioria oferecem lazer e entretenimento a seus participantes, nos dias de hoje, os jogos digitais ultrapassaram o seu propósito original de mero entretenimento e possuem aplicações diversas, sobretudo educacionais. Em todos os casos os jogos oferecem uma experiencia de aprendizado aos participantes, que precisam se ambientar e compreender seu funcionamento. Nesse ímpeto, os jogos ganham destaque nas discussões sobre as ferramentas facilitadoras de ensino e como elas podem de fato, promover a aprendizagem. O estudo da aprendizagem autodeterminada, também conhecida como Heutagogia, centra-se na ideia de que o aprendiz é o protagonista da sua jornada educacional, desempenhando um papel ativo e deliberado na formulação das suas estratégias de aprendizagem. Essa autonomia também é verificada no ambiente de jogos digitais, que oferecem uma experiência ao jogador, que pode ser comparada aos elementos característicos da aprendizagem heutagógica. Para entender melhor essa a relação dos jogos com a Heutagogia, este trabalho questiona se o jogo Potion Craft possui características correspondentes aos elementos da aprendizagem Heutagógica, para responder essa questão foi utilizado neste trabalho o método de pesquisa qualitativa por meio da revisão da literatura emergente e da investigação das etapas componentes do jogo digital Potion Craft, permitindo a identificação e compreensão dos elementos de engajamento presentes na dinâmica do jogo. Os resultados apresentaram significativas convergências entre o jogo analisado e a aprendizagem autodeterminada. Conclui-se através destes que os jogos digitais representam uma importante ferramenta de engajamento e aprendizado para as novas gerações. Desta forma, uma melhor compreensão do design de jogos poderá contribuir para o aprofundamento do conhecimento sobre o ambiente de aprendizagem heutagógica e o uso dos jogos na formação educacional.
Palavras-Chave
Aprendizagem autodeterminada; Educação do século XXI; Jogos digitais
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