RESUMO
Este artigo propõe uma análise abrangente dos elementos fundamentais relacionados ao conhecimento e à aprendizagem, desde as perspectivas filosóficas do racionalismo crítico, passando pelo empirismo, até as aplicações práticas da educação corporativa e da gestão do
conhecimento. O objetivo desta pesquisa é aprofundar nossa compreensão do papel desempenhado pela experiência e reflexão, tanto na aprendizagem individual quanto na organizacional. Além disso, examina-se a importância da avaliação crítica e da correção de erros
no processo de ampliação do conhecimento e os desafios inerentes à gestão eficaz da informação em um cenário caracterizado por mudanças incessantes, baseando-se no racionalismo crítico, com suas raízes profundas na filosofia que desempenha um papel central nesta investigação. Essa abordagem filosófica se alinha com a busca por uma gestão do conhecimento que promova a constante revisão e adaptação, reconhecendo que o conhecimento é dinâmico e está sujeito a evolução, e que, por meio de uma revisão minuciosa e abrangente da literatura, é possível concluir que uma gestão eficiente do conhecimento requer uma abordagem coordenada e integrada para transformar o conhecimento em várias formas utilizáveis. Conclui-se que, para cultivar uma cultura de aprendizagem e melhoria contínua, a gestão do conhecimento deve ser realizada em um ambiente que valorize as experiências individuais e esteja profundamente enraizado na confiança mútua, observando que as filosofias do racionalismo crítico e do empirismo fornecem os alicerces conceituais para compreender a aquisição e aplicação do conhecimento, enquanto as práticas contemporâneas de educação corporativa e gestão do conhecimento constituem as pontes tangíveis entre essas abordagens filosóficas e a realidade organizacional.