RESUMO
O presente artigo refere-se a um relato de experiência vivido pela autora na construção de um programa de inclusão profissional e social, com foco em indivíduos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Esse projeto surge como alternativa para driblar a escassez de mão de obra especializada no mercado de trabalho que comprometia a consolidação da nova empresa do grupo, um banco digital. A companhia está no segmento financeiro há quase três décadas, atuando com financiamento de veículos, no entanto, as restrições internas e a celeridade da globalização fomentam a lacuna por talentos. Nesse contexto, o objetivo do artigo é refletir sobre o papel da educação corporativa no desenvolvimento de novas competências para os indivíduos e a empresa, resultando na concretização da estratégia organizacional e da perenidade do negócio. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, com desenho narrativo, na qual a pesquisadora aplica o método observacional e exerce participação ativa para descrever sua experiência na construção e condução do projeto. Com o propósito de enriquecer os pensamentos apresentados no artigo, foram realizadas revisões bibliográficas que revelaram a equidade do projeto proposto e as concepções literárias. O resultado revela o impacto positivo de um projeto integrado à educação corporativa, respondendo às necessidades empresariais, fortalecendo a marca empregadora e elevando a reputação da empresa através de veiculação nas mídias digitais. As considerações finais reiteram o compromisso do projeto com a educação, visando criar
um sistema de aprendizagem continuado, alinhado aos objetivos do negócio e mantendo o nível de competitividade esperado pela diretoria. O projeto entregou o resultado esperado e se tornou precursor da universidade corporativa implantada um ano depois na empresa.