Simprofi VOLTAR
Título: Tendências recentes na educação corporativa a distância: um estudo bibliométrico de 2019 a 2023
Autor(es): Teresa Cristina Bignardi Gonçalves; Celi Langhi
Data de Publicação: 21/11/2023
PROGRAMA
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
LINHA DE PESQUISA
Formação do Formador
PROJETO DE PESQUISA
Ensino e Aprendizagem
PROJETO DE PESQUISA
Ensino e Aprendizagem
RESUMO
A sociedade globalizada e interconectada tem levado a novas práticas de produção e comercialização de bens e serviços. Um pilar estratégico nesse contexto é a educação corporativa, como forma de promover a contínua adaptação às mudanças por meio de competitividade e manutenção da perenidade das organizações. A pandemia de coronavírus acelerou a adoção da educação corporativa na forma virtual como solução para a continuidade das ações de desenvolvimento de pessoas, em função da necessidade de isolamento social. Considerando, portanto, a disseminação da educação a distância no âmbito das organizações, este artigo tem como questão investigativa as transformações ocorridas na educação corporativa na modalidade a distância nos últimos cinco anos para identificar se há alguma tendência em termos de uso de tecnologia, ferramentas, soluções de aprendizagem ou outras. O objetivo é analisar as transformações ocorridas na educação corporativa na modalidade a distância nos últimos cinco anos para identificar tendências em termos de uso de tecnologia, ferramentas, soluções de aprendizagem ou outras. Esta pesquisa realizou estudo bibliométrico com levantamento de artigos científicos publicados no período de 2019 a 2023 da base de dados “Google Scholar” e “Dimensions” por meio do aplicativo “Publish or Perish”. Foram levantadas as publicações acadêmicas por meio dos descritores: “Educação a Distância”, “Educação Corporativa” e “Tendências em Educação a Distância”. A amostra resultante foi de oito artigos, equivalente a 4,6% do total de 173 artigos. Considerando os resultados obtidos neste estudo, percebe-se a necessidade de mais pesquisas científicas no campo da educação a distância corporativa, além da significativa premência em definir especificamente os significados dos termos e expressões comumente adotados na área, evidenciando as diferenças e convergências entre eles. Educação a distância, ensino a distância, curso a distância, educação mediada, aprendizagem a distância são utilizados muitas vezes como sinônimos. No entanto, a diferença entre eles não pode ser meramente semântica. Outro apontamento a ser feito diante dos resultados deste trabalho é a classificação do ensino remoto emergencial como uma nova categoria na educação a distância ou como uma solução passageira da educação online. A questão é se o ensino remoto se revela uma tendência que veio para ficar e terá o seu lugar como educação a distância. Novas pesquisas são recomendadas para esclarecer essas questões relativas à Educação Corporativa a Distância e Ensino Remoto a partir desse estudo inicial.
Palavras-Chave
Educação a distância; Educação corporativa; Educação corporativa virtual; Ensino remoto
LINK DE ACESSO