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Título: O enfoque heutagógico na educação profissional e técnica: estudo de caso
Autor(es): José Carlos de Medeiros; Paula Daniela da Silva Monciatti; Roberto Kanaane
Data de Publicação: 01/12/2023
PROGRAMA
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
LINHA DE PESQUISA
Formação do Formador
PROJETO DE PESQUISA
Ensino e Aprendizagem
PROJETO DE PESQUISA
Ensino e Aprendizagem
RESUMO
A Pedagogia, a Andragogia e a Heutagogia são três abordagens de ensino aprendizagem baseadas em características e princípios distintos sobre como os alunos adquirem conhecimentos e como a aprendizagem pode ser implementada. As Instituições de Educação Profissional e Técnica, ao se apropriarem dessas abordagens, oferecem cursos técnicos profissionalizantes que visam preparar jovens e adultos para o mercado de trabalho. A abordagem pedagógica tradicional é centrada no professor, que assume o papel de autoridade e provedor de conhecimento, uma vez que as crianças e os jovens alunos têm experiência de vida em ascensão, havendo predisposição em agir em consonância com o estabelecido com o docente. Já a abordagem andragógica é centrada no aluno adulto, em suas necessidades e interesses, que tende a agir incentivado a assumir responsabilidade por sua aprendizagem. Quanto à abordagem heutagógica, foco deste estudo, os alunos assumem o controle, estão ativamente envolvidos na definição de seus próprios objetivos e alternativas de aprendizagem. O processo heutagógico de aprendizagem é visto como uma jornada ao longo da vida, e os alunos são incentivados a se adaptarem e a aprenderem ao longo dela. Este estudo pontual teve como objetivo investigar a visão, a compreensão e a aplicação dos princípios da Heutagogia por meio de uma investigação empírica junto aos discentes de dois cursos técnicos profissionalizantes de uma instituição de grande porte na Zona Oeste da cidade de São Paulo. Após as análises das respostas, foi possível identificar que os discentes, em sua maioria, não possuem compreensão sobre as abordagens de aprendizagem. Um posicionamento relevante e contraditório ressaltado em algumas questões refere-se ao fato de os discentes terem preferência por se autoavaliar, definir objetivos e até escolher o método de aprendizagem. Também preferem que o professor tenha o protagonismo na condução das aulas, sejam presenciais ou on-line.
Palavras-Chave
PEDAGOGIA; ANDRAGOGIA; HEUTAGOGIA; APRENDIZAGEM; EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TÉCNICA
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