PROGRAMA
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
LINHA DE PESQUISA
Políticas, Gestão e Avaliação
PROJETO DE PESQUISA
Gestão, Avaliação e Organização da Educação Profissional
PROJETO DE PESQUISA
Gestão, Avaliação e Organização da Educação Profissional
RESUMO
Este artigo objetivou realizar um levantamento quanto aos sujeitos e níveis educacionais investigados nos estudos relacionados a temática da saúde mental na área educacional do estado de São Paulo, compreendendo o período pandêmico no qual as atividades escolares não foram ministradas presencialmente e o período de retorno às aulas. A abordagem é quantitativa e qualitativa, com o método descritivo, abrangendo os artigos de acesso aberto publicados nos anos de 2022 e 2023 na Plataforma Dimension. Considerou-se o critério de seleção composto com os descritores teletrabalho, saúde mental, educação e Covid-19. Em uma segunda fase da análise foram aplicados limitantes, com o propósito de particularizar o setor educacional, tais como: o tipo de ensino, nível educacional e a localidade dos estudos. A amostra composta por 288 artigos, com 232 publicados no ano de 2022 e 56 no ano de 2023 até a data de 27 de junho. Na coleta de dados e análise verificou-se que dos 232 artigos, referentes a 2022, somente 49 abordaram a área educacional e 19 artigos dos 56 publicados em 2023 trataram dessa temática. Em todo período analisado os sujeitos considerados nos estudos encontraram-se que 37 docentes e 16 discentes; 27 artigos observaram o nível educacional de ensino superior como objeto de estudo. Constatou-se que o tema saúde mental não foi abordado nos estudos realizados no Estado de São Paulo, considerando os períodos de 2022 e 2023, na base de dados investigada. Sugere-se que estudos posteriores sejam desenvolvidos no intuito de ampliar o escopo da investigação, possibilitando captar informações complementares quanto a temática proposta.