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Título: O Processo de Integração de Docentes sob a ótica dos princípios da Educação Corporativa
Autor(es): Valter Fernandes Tavares; Fernanda Hellen de Sousa; Roberto Kanaane
Data de Publicação: 09/12/2023
PROGRAMA
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
LINHA DE PESQUISA
Formação do Formador
PROJETO DE PESQUISA
Ensino e Aprendizagem
PROJETO DE PESQUISA
Ensino e Aprendizagem
RESUMO
O presente artigo tem como foco central o processo de integração de docentes sob a ótica dos princípios da educação corporativa. A pesquisa tem como objetivo investigar o processo de integração de docentes sob a ótica dos princípios da educação corporativa em instituição de educação profissional e técnica autárquica com base em método de revisão sistemática e técnica de revisão descritiva de cunho exploratório conjugado com abordagem qualitativa e descreve o estilo a ser usado na confecção de artigos para publicação nos anais do XVIII Simpósio dos Programas de Mestrado Profissional promovido pela Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, dentro do eixo de ensino e aprendizagem em participação da educação, inovação e sustentabilidade na pesquisa aplicada e possuí a seguinte questão de pesquisa: os princípios de educação corporativa impactam no processo de integração de professores em instituição de educação profissional e técnica no estado de São Paulo, mesmo sendo em instituição de educação profissional e técnica autárquica? Com o propósito de subsidiar o artigo foram abordados os seguintes temas: o papel do professor em instituição de ensino profissional e técnica autárquica, a educação corporativa no quadro geral das políticas em gestão de pessoas, princípios da educação corporativa, interface - princípios da educação corporativa e o processo de integração de professores de instituição profissional e técnica autárquica no contexto educacional. O estudo abordou os princípios da EC, que visam a aprendizagem e desenvolvimento do capital humano contínuo; a aplicabilidade dos mesmos às políticas e práticas de desenvolvimento do capital humano na gestão de pessoas com possiblidade de aplicabilidade ao professor empregado-público, subordinado e celetista, por meio de políticas e práticas de gestão de pessoas, e assim impactando o processo de integração de professores ingressantes em instituição de educação profissional.
Palavras-Chave
Educação Corporativa; Educação Técnica; Integração de Professores
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