Título: Fatores que Impactam no crescimento de Cursos Superiores a distancia
Autor(es): Lucileila do Rosario Queiroz; Sirlei Bertolini Soares; Roberto Kanaane; Sergio Pamboukian
Data de Publicação: 09/12/2023
PROGRAMA
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
LINHA DE PESQUISA
Políticas, Gestão e Avaliação
PROJETO DE PESQUISA
Gestão, Avaliação e Organização da Educação Profissional
PROJETO DE PESQUISA
Gestão, Avaliação e Organização da Educação Profissional
RESUMO
Com o estabelecimento de metas nos Planos Nacionais de Educação de 1998 e 2014 para
ampliação do número de matrículas nos cursos superiores e com a previsão da modalidade de
ensino a distância na Lei de Diretrizes e Bases de 1996, ocorreu no Brasil acentuado crescimento no número de Instituições de Ensino Superior, com o consequente aumento na oferta de cursos e no número de matrículas, principalmente das Instituições privadas e dos cursos a distância. Diante deste contexto, o artigo pretende investigar quais os fatores que colaboraram para o expressivo crescimento da oferta de cursos superiores a distância nas Instituições privadas e porque o mesmo crescimento não ocorreu nas Instituições públicas. Como métodos de pesquisa utilizou-se enfoque descritivo, exploratório, conjugado com estudo de caso de uma Instituição de Ensino Superior privada. As técnicas empregadas foram interpretação dos dados dos Censos da Educação Superior, dos anos 2001 a 2021 e entrevista não diretiva com o pró-reitor da Instituição objeto de estudo. Nas instituições privadas foram constatados os seguintes fatores: incentivos da legislação, adaptação à queda de financiamentos por parte do governo; necessidade de diminuição de investimentos e infraestrutura; mensalidades menores; ampliação do alcance geográfico dos cursos; e reestruturação das instituições diante da pandemia da Covid-19. Nas instituições públicas, constatou-se que o crescimento de cursos a distância foi significativamente menor que as privadas, mesmo diante do contexto de pandemia e não houve reestruturação no setor para incluir o ensino a distância. Nas instituições privadas, o percentual de matrículas em cursos a distância passou de 6% em 2006 para 51% em 2021 e nas instituições públicas variou de
4% para 8%. O estudo de caso corrobora com essa tendência de crescimento da oferta de cursos a distância nas instituições privadas.
Palavras-Chave
Ensino Superior; EAD; Curso superior a distância Matrículas.
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