RESUMO
As constantes mudanças vigentes na sociedade e, em específico, no ambiente de trabalho têm gerado impasses no contexto da Educação Profissional e Técnica em Mecatrônica. Têm-se atestado o descompasso entre as práticas docentes em sala de aula e as expectativas dos discentes frente ao aprendizado e a sua aplicabilidade. A compreensão do binômio ensino- aprendizagem requer, por parte do docente, a identificação de processos pedagógicos que possam contribuir para a prática educativa. Consequentemente, faz-se necessário ao docente se apropriar das tendências pedagógicas que impactam as ações adotadas no contexto escolar, visando otimizar o processo de ensino e aprendizagem. À partir das teorias de aprendizagem Tradicional; Renovada e Tecnicista, buscou-se investigar e caracterizar as abordagens pedagógicas e as respectivas contribuições para o processo de Educação Profissional do técnico em Mecatrônica, no âmbito da Educação 4.0. Foi realizada uma pesquisa exploratória bibliográfica, documental e por meio de levantamento (SURVEY) envolvendo entrevista semiestruturada com coordenadores de curso caracterizando-se pela abordagem qualitativa e utilizando uma amostra não probabilística por acessibilidade. A entrevista foi realizada através da plataforma de videoconferência Teams, gravada e transcrita e os dados coletados foram analisados e interpretados com base na análise de conteúdo com o auxílio do software MAXQDA.
Os resultados obtidos foram de trinta e quatro artigos, quatro dissertações e três teses, totalizando quarenta e um documentos que foram analisados em profundidade. Constatou-se por meio da pesquisa bibliográfica a existência de diversos estudos na área da Mecatrônica, porém pequena parcela aborda a utilização de práticas pedagógicas no curso técnico. Os questionários aplicados aos docentes e discentes demonstraram que os professores conhecem metodologias pedagógicas além do método tradicional, mas pela ausência de sistematização para uma abordagem interdisciplinar.