PROGRAMA
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
LINHA DE PESQUISA
Políticas, Gestão e Avaliação
PROJETO DE PESQUISA
Gestão, Avaliação e Organização da Educação Profissional
PROJETO DE PESQUISA
Gestão, Avaliação e Organização da Educação Profissional
RESUMO
A permanência na escola é um direito previsto na Constituição Federal de 1988, no entanto, manter o aluno na escola é um desafio para as instituições de ensino, visto que envolve muitos fatores, podendo ser eles individuais, internos e externos às instituições. A partir desse contexto, este estudo tem como objetivo analisar as produções científicas em relação à permanência estudantil na Educação Profissional, em artigos publicados na Base Capes (Periódico Capes Acesso Aberto), no período de 2012 a 2022. A pesquisa realizada tem uma abordagem quantitativa descritiva, com amostragem intencional, tendo como base as principais leis da bibliometria, com análise e discussões, quanto ao grau de atração dos periódicos, a produtividade do autor e a frequência de palavra-chave, que forneceram subsídios para alcançar o objetivo proposto. Foi observado que esse é um tema pouco discutido na literatura, tendo em vista que poucos artigos foram identificados com foco na Educação Profissional. Nas análises realizadas, foi evidenciado que existe uma concentração de publicações (84,65%) na área de conhecimento da Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, bem como que a conexão entre os autores e coautores se restringem à parceria na produção do artigo, indicando uma rede a ser explorada com futuras pesquisas. Ficou evidente ainda que a maioria das publicações (87%) são oriundas de pesquisadores de instituições federais. Na análise dos resumos dos artigos que foram objetivo de estudo para este artigo, o termo permanência está fortemente ligado as temáticas e discussões na área da Educação Profissional e Tecnológica, sua complementaridade com o termo evasão, escola e as políticas públicas.