Simprofi VOLTAR
Título: The perception of technical education teachers regarding their continuing education in assistive technology and the 2030 Agenda
Autor(es): Andrea Ribeiro Ramos; Roberto Kanaane
Data de Publicação: 27/02/2023
PROGRAMA
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
LINHA DE PESQUISA
Formação do Formador
PROJETO DE PESQUISA
Ensino e Aprendizagem
PROJETO DE PESQUISA
Ensino e Aprendizagem
RESUMO
Resumo: Este trabalho apresenta a percepção de professores do ensino técnico profissional em relação à sua educação continuada em tecnologia assistiva, visando a plena participação da pessoa com deficiência na sociedade e atendendo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. O objetivo caracteriza-se pela percepção dos docentes sobre sua formação continuada em tecnologias assistivas. A abordagem adotada foi a pesquisa exploratória, bibliográfica e questionários. Como resultado, obtiveram-se limitações quanto ao conhecimento e uso de tecnologia assistiva pelos professores. O que se pode concluir refere-se à necessidade de ampliar a formação sobre o tema para potencializar o binômio ensino-aprendizagem, respeitando os ODS da Agenda 2030.
Palavras-Chave
Tecnologia Assistiva, Continuação Educação, Educação Profissional
LINK DE ACESSO