Título: PROPOSTA DE UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA EXTENSÃO: ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Autor(es): Adriane Zangiacomo Foligno; Michel Mott Machado; Marilia Macorin de Azevedo; Adolfo Ignacio Calderón
Data de Publicação: 14/03/2024
PROGRAMA
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
LINHA DE PESQUISA
Políticas, Gestão e Avaliação
PROJETO DE PESQUISA
Gestão, Avaliação e Organização da Educação Profissional
PROJETO DE PESQUISA
Gestão, Avaliação e Organização da Educação Profissional
RESUMO
Este artigo teve como base teórica estudos sobre educação profissional e tecnológica, extensão no contexto da educação superior brasileira e avaliação da extensão. O objetivo é propor um modelo de instrumento de avaliação das atividades de extensão, com indicadores de desempenho que forneçam informações consolidadas às esferas superiores de governança acadêmica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa e aplicada, tendo como método o estudo de caso. Constatou-se que o Instituto estudado possui atividades de extensão institucionalizadas, porém mostra lacunas quanto à sua avaliação. Como resultado da pesquisa, foram propostos 46 indicadores para o monitoramento e a avaliação das atividades de extensão, organizados em dois modelos de formulários para coleta das informações.
Palavras-Chave
Avaliação da extensão; Indicadores da Avaliação; Educação Profissional e Tecnológica; Estudo de Caso
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