Simprofi VOLTAR
Título: Formação de professores, conhecimento científico e desafios no trabalho docente: contribuições da educomunicação
Autor(es): Rosália Maria Netto Prados; Quiteria Aparecida de Paula Danno; Daniel Batista de Almeida
Data de Publicação: 01/04/2024
PROGRAMA
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
LINHA DE PESQUISA
Formação do Formador
PROJETO DE PESQUISA
Saberes e Trabalho Docente
PROJETO DE PESQUISA
Saberes e Trabalho Docente
RESUMO
Este artigo tem por objetivos identificar os desafios enfrentados pelos professores na sua formação para o trabalho docente em tempos da educação contemporânea e do avanço tecnológico no contexto da educação profissional; e descrever as contribuições da educomunicação sobre o uso produtivo das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. Com a expansão das tecnologias e sua extensão a praticamente todas as tarefas humanas e com o avanço das mídias digitais e meios de comunicação disponíveis, considera-se que as pesquisas em educomunicação contribuem para os estudos sobre a formação docente, em relação ao processo de ensino e aprendizagem. Justifica-se a necessidade de uma formação contínua sobre novas práticas de linguagem para o professor? A metodologia utilizada foi a de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, a partir de uma busca em bases de dados da Capes, a Web Of Science.
Palavras-Chave
Educomunicação; Educação Profissional; Formação Docente; Formação Continuada
LINK DE ACESSO