Simprofi VOLTAR
Título: Aprendizagem baseada em projetos nas perspectivas Steam e Robótica Criativa e Sustentável no ensino técnico integrado ao ensino médio: revisão sistemática da literatura
Autor(es): Adriana Aparecida de Lima Terçariol; Elisangela Aparecida Bulla Ikeshoji; Paulo Roberto Prado Constantino
Data de Publicação: 27/06/2024
PROGRAMA
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
LINHA DE PESQUISA
Políticas, Gestão e Avaliação
PROJETO DE PESQUISA
Concepções e Políticas da Educação Profissional
PROJETO DE PESQUISA
Concepções e Políticas da Educação Profissional
RESUMO
Este artigo resulta de um recorte de um projeto de pesquisa em desenvolvimento (2023-2026), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), no âmbito do Programa de Pesquisa em Educação Básica – PROEDUCA – FAPESP/SEDUC. O objetivo deste artigo é identificar e analisar estudos já desenvolvidos quanto ao uso da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) em uma perspectiva STEAM, com foco na introdução da robótica criativa e sustentável no Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio. O presente estudo desenvolveu-se por meio de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) realizada no primeiro semestre de 2023, através da busca de dissertações e teses na base de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). No entanto, não foram identificados trabalhos que abordassem o uso da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) em uma perspectiva STEAM, com foco na introdução da robótica criativa e sustentável no Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio. Como conclusão, este estudo destaca a existência de um campo de pesquisa carente de investigações. Ele sugere a necessidade de ampliar as discussões e práticas relacionadas ao uso da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) em uma perspectiva STEAM, com ênfase na introdução da robótica criativa e sustentável no Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio.
Palavras-Chave
Ensino por projetos; Steam; Robótica; Educação Profissional; Curso integrado
LINK DE ACESSO