PROGRAMA
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
LINHA DE PESQUISA
Políticas, Gestão e Avaliação
PROJETO DE PESQUISA
Gestão, Avaliação e Organização da Educação Profissional
PROJETO DE PESQUISA
Gestão, Avaliação e Organização da Educação Profissional
RESUMO
Este artigo teve como objetivo analisar parte da produção científica brasileira em eficácia escolar. Metodologicamente, a investigação se caracteriza como um estudo cienciométrico, baseado
em dissertações e teses publicadas entre os anos 2000 e 2023. A produção científica mostrou-se composta, majoritariamente, por dissertações de mestrados acadêmicos, oriundas de pesquisas
qualitativas. Verificou-se certa concentração dos estudos em IES do Sudeste brasileiro, com destaque para: UFMG, UFJF e PUC--Campinas. Em termos do fluxo de publicações, nota-se produção
de conhecimento, ininterrupta, desde 2014, tendo como pico o ano de 2017. A análise das teses e dissertações identificadas, de certa forma, evidencia que existe interesse sobre as escolas
eficazes, seus processos, as boas práticas e a melhoria do desempenho escolar, entre outras questões. O artigo contribuiu para ampliar o conhecimento sobre certos aspectos da dinâmica
e do desenvolvimento deste campo de estudos no país, além de subsidiar decisões em futuras pesquisas sobre a temática de interesse, principalmente para pesquisadores no início de suas
atividades de investigação.