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Título: Os marcos regulatórios da educação técnica e profissional brasileira de 1909 a 1988 segundo o Ministério da Educação
Autor(es): Rosana Fernandes da Silva; Marilia Macorin de Azevedo; Helena Gemignani Peterossi
Data de Publicação: 02/11/2023
PROGRAMA
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
LINHA DE PESQUISA
Políticas, Gestão e Avaliação
PROJETO DE PESQUISA
Gestão, Avaliação e Organização da Educação Profissional
PROJETO DE PESQUISA
Gestão, Avaliação e Organização da Educação Profissional
RESUMO
É inegável que um marco regulatório reflete os ideais políticos a respeito de um tema, da mesma forma que determina um ajuste de conduta da população que a ele subordina. Pensando nisso, o presente artigo apresenta uma análise crítica dos marcos regulatórios brasileiros sobre a educação técnica e profissional, que foram selecionados pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, subordinada ao Ministério da Educação do Brasil, como principais no Histórico da Educação Profissional e Tecnológica no período de 1909 a 1988. A análise crítica dos marcos regulatórios busca entender o papel que a política colocava a Educação Profissional e Tecnológica e o quanto isso foi sendo alterado durante o período estudado. A pesquisa tem caráter exploratório, de abordagem qualitativa, e foi realizada a partir de pesquisa documental e bibliográfica, que revelou um processo de amadurecimento político sobre a natureza educacional da formação Profissional e Tecnológica.
Palavras-Chave
Educação Profissional; Educação técnica; Legislação EPT; Marcos regulatórios da EPT
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