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Título: Políticas de avaliação e qualidade da educação profissional e tecnológica: um olhar à luz da legislação brasileira
Autor(es): Hugo Ribeiro de Oliveira; Helena Gemignani Peterossi; Marilia Macorin de Azevedo
Data de Publicação: 02/10/2024
PROGRAMA
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
LINHA DE PESQUISA
Políticas, Gestão e Avaliação
PROJETO DE PESQUISA
Gestão, Avaliação e Organização da Educação Profissional
PROJETO DE PESQUISA
Gestão, Avaliação e Organização da Educação Profissional
RESUMO
Este estudo tem por objetivo identificar os aspectos legais para o estabelecimento de uma Política de Avaliação e Qualidade na Educação Profissional e Tecnológica – EPT. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental, analisando produções acadêmicas, legislações e normas da Educação Profissional e Tecnológica - EPT, a partir de uma abordagem qualitativa. A constatação foi de que, ainda que a necessidade seja reconhecida, faltam diretrizes, orientações e políticas que incentivem a avaliação dos cursos e instituições de EPT, o primeiro passo para se buscar melhorar a qualidade. Foi identificado, no entanto, o início de um movimento político atual com o objetivo de formular e implementar uma Política Nacional de EPT, que contempla a avaliação dos cursos e instituições ofertantes.
Palavras-Chave
avaliação da educação profissional; qualidade da educação profissional; política de avaliação e qualidade para a EPT.
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