Simprofi VOLTAR
Título: A taxonomia de Bloom nas avaliações de aprendizagem em larga escala
Autor(es): Antonio César Galhardi ; Marilia Macorin de Azevedo
Data de Publicação: 31/10/2024
PROGRAMA
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
LINHA DE PESQUISA
Políticas, Gestão e Avaliação
PROJETO DE PESQUISA
Gestão, Avaliação e Organização da Educação Profissional
PROJETO DE PESQUISA
Gestão, Avaliação e Organização da Educação Profissional
RESUMO
Este artigo aborda a aplicação e interpretação da Taxonomia de Bloom nas avaliações de aprendizagem em larga escala, utilizando questões selecionadas do ENADE 2011 - Engenharia VI (Engenharia de Produção). Para tanto, se caracteriza de natureza aplicada, descritiva, com abordagem qualitativa a partir de pesquisa bibliográfica e documental. Apesar das dificuldades relatadas por autores e professores na elaboração de avaliações alinhadas à Taxonomia de Bloom, a diversidade de questões permitiu a seleção de questões que demonstram seus objetivos. Embora as provas do ENADE não tenham sido elaboradas obrigatoriamente com base nessa taxonomia, o artigo busca evidenciar a aderência das questões do ENADE à proposta de Bloom. Constatou-se que a proposta de Bloom, originária da década de 1950, se mostra eficaz na construção de instrumentos de avaliação da aprendizagem em larga escala como o ENADE.
Palavras-Chave
Avaliações de aprendizagem; Taxonomia de Bloom; Ensino superior; Engenharia de Produção.
LINK DE ACESSO