zpe (113) Jogos e Simulações em Educação

PROGRAMA DE EXTENSÃO: SABERES E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EM SISTEMAS PRODUTIVOS

No ato da inscrição, além dos dados pessoais, será solictado uma cópia do RG em formato PDF. Providencie esse arquivo antes de iniciar a inscrição.

OFICINA

JOGOS E SIMULAÇÕES EM EDUCAÇÃO

Professor responsável: Prof. Dr. Roberto Kanaane 1

Carga horária: 6 horas.

Data e horário: 08/10/2020 e 22/10/2020, das 14h00 às 17h00.

Modalidade: Atividade presencial em formato online

Local: Ambiente virtual de aprendizagem da Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa - Centro Paula Souza (baseado no Microsoft Teams).

Público Alvo: Professores, Coordenadores, Discentes de graduação, de programas de lato e stricto sensu, demais interessados.

Descrição do curso:

Tendo em vista o contexto atual focado no processo de aprendizagem, a oficina subsidiará ao participante quanto à revisão conceitual e prática da dinâmica de grupo em Educação, tendo em vista as contribuições advindas dos jogos e simulações como estratégias e técnicas voltadas ao processo de Educação e Desenvolvimento do Potencial Humano.

Apresentará alternativas para a utilização dos jogos e simulações tendo como base conceitual o Psicodrama Pedagógico.

Focalizará, também, o processo de avaliação enquanto recurso mediador das ações adotadas no processo educacional.

Objetivos:

• Potencializar aos participantes quanto à relevância da dinâmica de grupo, sob a perspectiva dos jogos e simulações em Educação.
  • Trazer a tona elementos relevantes na formação e capacitação do Educador, no âmbito do ensino-aprendizagem online/remoto.
  • Estimular e contemplar o fenômeno da criatividade no âmbito da aprendizagem e da assimilação de conteúdos e práticas.

Número de vagas: 25 participantes.

Inscrições: As inscrições estão abertas até atingirem o limite do número de vagas disponíveis.
A relação dos candidatos convocados estará disponível em até 3 dias antes do início da atividade e poderá ser consultada pelo menu acima:

PROGRAMA DE EXTENSÂO > LISTA DE CONVOCADOS

Para fazer a inscrição na oficina, clique aqui!

Referências básicas para o curso de extensão

DINIZ, G. J. R. Psicodrama Pedagógico - Teatro - Educação seu valor psicopedagógico. São Paulo: Ícone, 2007.

DATNER, Y. B. O Psicodrama para a educação no trabalho: uma proposta. Revista Linhas Críticas. Brasília, n 7-8, v. 4, p. 79-86, 1999.

KANAANE, R; ORTIGOSO, S. A. F. Manual de Treinamento: Como desenvolver programas de capacitação, treinamento e desenvolvimento do potencial humano. São Paulo: Gen/Atlas, 2018.

MORENO, J. L. Psicodrama. 10ª ed. São Paulo: Cutrix, 1993.

DIAS, V. R. C. S. Psicodrama: Teoria e Prática. 4ª ed. São Paulo: Ágora, 1987.

[1] Pedagogo; Psicólogo; Mestre e Doutor em Ciências pela USP - Universidade de São Paulo. Professor e Orientador do Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional. Membro da Academia Paulista de Psicologia, ocupando a cadeira 21.