zpe (114) Desenvolvimento Acadêmico e Profissional: Interpretação, Argumentação e Análise de Textos

PROGRAMA DE EXTENSÃO: SABERES E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EM SISTEMAS PRODUTIVOS

OFICINA

Professores responsáveis:

Rosália Maria Netto Prados [1]

Rodrigo Avella Ramirez [2]

Dia e horário: 01 de outubro de 2020 (5ª feira), das 13h30 às 17h30

Carga horária e Certificação: 4 horas.

Os participantes receberão um certificado emitido pela Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Paula Souza. O certificado deverá ser acessado neste mesmo site, pela guia "Imprimir Certificado de Atividade Concluída".

Modalidade: Atividade presencial em formato online.

Recursos Necessários: Computador ou Notebook com conexão de internet, Câmera e Microfone.

Local: Ambiente virtual de aprendizagem da Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa - Centro Paula Souza (baseado no Microsoft Teams).

Público Alvo: Docentes e discentes de graduação e de pós-graduação em programas lato e stricto sensu.

Descrição da Atividade:

Propõe-se um estudo para a proficiência da leitura científica e interpretação de texto, bem como da argumentação e da narrativa na escrita científica, neste curso de extensão, destinado à formação acadêmica. Esse conhecimento é relevante para o aprimoramento de métodos, de abordagem qualitativa, em pesquisas educacionais e sociais para a produção acadêmico-científica, bem como para o sucesso profissional.

Conteúdo: Leitura e interpretação do texto científico; Frase e enunciado; Texto e discurso científico; Argumentação (expor, narrar, descrever, exemplificar).

Objetivo:

Contribuir para o desenvolvimento da produção científica em educação profissional, por meio do conhecimento sobre estratégias de leitura e de interpretação de textos, da argumentação e da narrativa nas pesquisas de caráter descritivo e de abordagem qualitativa.

Número de Vagas: 20

Investimento: Gratuito.

Inscrições: As inscrições estarão abertas até 7 dias da data da Atividade e a relação dos candidatos convocados, em até 3 dias antes. Os alunos convocados receberão um e-mail de confirmação, ou poderá ser consultado no menu "Lista de Convocados", disponível no menu do programa de Extensão, que estará disponível até a data da atividade.

"No ato da inscrição, além dos dados pessoais, será solictado uma cópia do RG em formato PDF. Providencie esse arquivo antes de iniciar a inscrição."

Para fazer a inscrição, CLIQUE AQUI e selecione a atividade correspondente!

[1] Doutora em Semiótica e Linguística Geral, pela Universidade de São Paulo – USP; pós-doutora em Ciências da Comunicação, pela Escola de Comunicações e Artes – ECA-USP; docente do programa de pós-graduação, mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do CEETEPS.

[2] Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, pela Universidade Mackenzie; docente do programa de pós-graduação, mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do CEETEPS.