zpe (115) Desenvolvimento Acadêmico e Profissional: Certificações Internacionais de Idiomas

PROGRAMA DE EXTENSÃO: SABERES E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EM SISTEMAS PRODUTIVOS

OFICINA

Professores responsáveis:

Rosália Maria Netto Prados [1]

Rodrigo Avella Ramirez [2]

Dia e horário: 22 de outubro de 2020 (5ª feira), das 13h30 às 17h30

Carga horária e Certificação: 4 horas.

Os participantes receberão um certificado emitido pela Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Paula Souza. O certificado deverá ser acessado neste mesmo site, pela guia "Imprimir Certificado de Atividade Concluída".

Modalidade: Atividade presencial em formato online.

Recursos Necessários: Computador ou Notebook com conexão de internet, Câmera e Microfone.

Local: Ambiente virtual de aprendizagem da Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa - Centro Paula Souza (baseado no Microsoft Teams).

Público Alvo: Docentes e discentes de graduação e de pós-graduação em programas lato e stricto sensu.

Descrição da Atividade:

O mundo contemporâneo apresenta um panorama bastante diversificado e complexo em termos de comunicação. Neste cenário, a língua inglesa viu-se alçada à categoria de língua global de divulgação científica. De acordo com Jenkins (2009), a língua inglesa passou a ser considerada a nova língua franca, isto é, a língua utilizada como meio de comunicação entre pessoas com distintas línguas maternas. Tem-se com isso, um aumento exponencial na busca por cursos desse idioma e consequentemente em maneiras de auferir o nível de fluência atingido, em que se baseiam as certificações.

No mercado de trabalho e no mundo acadêmico, ter uma certificação internacional faz toda a diferença. Esta será o documento que atesta o seu nível de conhecimento da língua inglesa, ou de outro idioma, balizado por uma instituição que conferirá ao seu certificado o reconhecimento global.

Propõe-se, portanto, neste curso, também apresentar, explicar e comparar algumas das certificações mais relevantes e disponíveis tanto para quem deseja ingressar no ambiente acadêmico como para quem já se encontra nele e deseja se desenvolver e ampliar suas oportunidades.

Conteúdo: Explanação sobre algumas Certificações Internacionais para o universo acadêmico, nacional e internacional.

Objetivos:

• Apresentar a relevância da certificação internacional, em língua inglesa, para a divulgação da pesquisa acadêmico-científica; esclarecer dúvidas e auxiliar na interpretação de textos em editais públicos.
  • Apresentar e comparar algumas das certificações internacionais, de língua inglesa mais difundidas no mercado brasileiro quanto aos seus objetivos específicos, estrutura, métrica e alcance geográfico e temporal.

Número de Vagas: 20

Investimento: Gratuito.

Inscrições: As inscrições estarão abertas até 7 dias da data da Atividade e a relação dos candidatos convocados, em até 3 dias antes. Os alunos convocados receberão um e-mail de confirmação, ou poderá ser consultado no menu "Lista de Convocados", disponível no menu do programa de Extensão, que estará disponível até a data da atividade.

"No ato da inscrição, além dos dados pessoais, será solictado uma cópia do RG em formato PDF. Providencie esse arquivo antes de iniciar a inscrição."

Para fazer a inscrição, CLIQUE AQUI e selecione a atividade correspondente!

[1] Doutora em Semiótica e Linguística Geral, pela Universidade de São Paulo – USP; pós-doutora em Ciências da Comunicação, pela Escola de Comunicações e Artes – ECA-USP; docente do programa de pós-graduação, mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do CEETEPS.

[2] Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, pela Universidade Mackenzie; docente do programa de pós-graduação, mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do CEETEPS.