zpe (116) Leis da bibliometria: Bradford, Lotka e Zipf

PROGRAMA DE EXTENSÃO: SABERES E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EM SISTEMAS PRODUTIVOS

As atividades disponíveis gratuitamente são:

Leis da bibliometria: Bradford, Lotka e Zipf

Professor responsável:

Dr. Carlos Vital Giordano 1

Datas

19 de outubro, segunda-feira, das 13h30 às 17h30

26 de outubro, segunda-feira, das 13h30 às 17h30

Carga horária e Certificação: 8 horas, dividido em 2 encontros de 4 horas.

Os participantes receberão um certificado de cada Oficina, emitido pela Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Paula Souza. O certificado deverá ser acessado neste mesmo site, pela guia "Imprimir Certificado de Atividade Concluída".

Modalidade: Atividade presencial em formato online

Recursos Necessários: Computador ou Notebook com conexão de internet e Excell instalado, Câmera e Microfone.

Local: Ambiente virtual de aprendizagem da Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa - Centro Paula Souza (baseado no Microsoft Teams).

Público Alvo

Pesquisadores, docentes, discentes de graduação, de programas de lato e stricto sensu, analistas, trabalhadores administrativos e outros interessados nos temas.

Justificativa

Em diferentes fases da pesquisa científica, e mesmo na área da gestão das produções científicas, surge a necessidade do entendimento dos métodos apoiadores das avaliações relacionadas à busca, produtividade, comunicação, contagem, dispersão, armazenamento, entre outras, contidas no âmbito dos estudos bibliométricos, modelados pela bibliometria. Nesses estudos, destacam-se os trabalhos basilares de Bradford, lei da dispersão do conhecimento científico; de Lotka, método da medição da produtividade de cientistas; e, de Zipf, modelo de distribuição e frequência de palavras nos textos.

Descrição do curso:

Os meios acadêmicos e não acadêmicos, constantemente publicam textos mencionando indicadores educacionais em fortalecimento aos conteúdos discutidos. O entendimento do que representam esses indicadores, suas formas de construção, cálculos, resultados, possibilidades de novas tabulações e análises se tornam imprescindíveis para os interessados em investigações voltadas para a área da Educação.

Objetivos:

Desenvolver as habilidades e competências dos participantes pesquisadores, gestores e analistas em avaliações bibliográficas gerais (artigos, livros e outras fontes), suportadas pela bibliometria, fundamentando os resultados nas leis de Bradford, Lotka e Zipf, utilizando os aplicativos MS Excel e IBM SPSS nos cálculos e modelos aplicados. Além da pertinente construção de apresentações, relatórios e dashboards relativos às produções científicas.

Pré-requisitos:

Interesse em adquirir ou ampliar os conhecimentos baseados em estatísticas ligadas às áreas de produção científica, disposição para elaboração de cálculos e análises a partir de coletas de dados de diferentes fontes e formatos bibliográficos, conhecimentos básicos em matemática e estatística, conhecimentos elementares em MS Excel e determinação em elaborar pesquisas e projetos pautados por estudos bibliométricos.

Número de vagas: 50.

Investimento: Gratuito

Inscrições: As inscrições estarão abertas até 7 dias da data da Atividade e a relação dos candidatos convocados, em até 3 dias antes. Os alunos convocados receberão um e-mail de confirmação, ou poderá ser consultado no menu "Lista de Convocados", disponível no menu do programa de Extensão, que estará disponível até a data da atividade.

"No ato da inscrição, além dos dados pessoais, será solictado uma cópia do RG em formato PDF. Providencie esse arquivo antes de iniciar a inscrição."

Para fazer a inscrição, CLIQUE AQUI e selecione a atividade correspondente!

1 Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC); Mestre em Administração; Professor do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do Centro Paula Souza.