Português Ingles Espanhol

Seminário Pesquisa Aplicada em Organizações e Elaboração de Artigo Tecnológico

Data Encerramento: 18/03/2022

PROGRAMA DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO: SABERES E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EM SISTEMAS PRODUTIVOS

No ato da inscrição, além dos dados pessoais, será solicitado uma cópia do RG em formato PDF. Providencie esse arquivo antes de iniciar a inscrição.


Seminário: Pesquisa Aplicada em Organizações e Elaboração de Artigo Tecnológico

 

Professor responsável: Prof. Dr. Michel Mott Machado

Doutorado em Administração de Empresas (Universidade Presbiteriana Mackenzie), pós-doutorado em Business and Society (York University, Toronto/CAN). Professor do Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS).

 

Convidado: Prof. Dr. Marco Aurélio Sanches Fittipaldi

Doutorado em Administração de Empresas (Universidade de São Caetano do Sul). Professor da Faculdade de Tecnologia de Itaquaquecetuba (FATEC Itaquaquecetuba), Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS).

 

Descrição da atividade:

A fim de suscitar o aperfeiçoamento científico, tecnológico e profissional, considera-se a divulgação do conhecimento científico-tecnológico como relevante à continuidade e fortalecimento da pesquisa aplicada. Nessa direção, propõe-se a reflexão sobre: a aprendizagem esperada na Educação Profissional e Tecnológica; as funções da pesquisa; a pesquisa aplicada em organizações; a produção e a difusão do conhecimento; a elaboração do artigo tecnológico. Tornam-se pontos altos do seminário depoimentos sobre orientações de pesquisas de aplicação de tecnologias gerenciais à resolução de problemas organizacionais, a produção científico-tecnológica e a comunicação com a sociedade, assim como a análise de artigos tecnológicos publicados em eventos relevantes no país.

Objetivo:

  • Discutir sobre a elaboração e possíveis utilizações de artigos tecnológicos oriundos de pesquisa aplicada em organizações, no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica, das próprias organizações e de grupos/associações profissionais.

 

Data e horário: 18/03/2022 (6ª feira) - das 13h30 às 17h30

 

Carga horária: 4 horas

 

Modalidade: Encontro síncrono online

Recursos Necessários:

Computador ou Notebook com conexão de internet, Câmera e Microfone.

Local:

Ambiente Virtual de Aprendizagem da Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa - Centro Paula Souza (baseado no Microsoft Teams).

Público-alvo:

Profissionais, professores (educação profissional de nível técnico e tecnológico) e estudantes de diferentes áreas de pós-graduação.

Número de Vagas: 30

Certificação:

Os participantes receberão um certificado emitido pela Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Paula Souza. O certificado deverá ser acessado neste mesmo site, pela guia

Imprimir Certificado de Atividade Concluída.

 

Investimento: Gratuito

 

A relação dos candidatos convocados estará disponível, em até 1 dia, antes do início da atividade. Para consultar, utilize o menu:

PROGRAMA DE EXTENSÃO > LISTA DE CONVOCADOS

 

Inscrições: Para fazer a inscrição na atividade, clique aqui!

 

Referências básicas para o seminário de extensão:

 

BARBOSA, E. F.; MOURA, D. G. Metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica. B. Tec. Senac, Rio de Janeiro, v. 39, n. 2, p. 48-67, mai./ago. 2013.

BIANCOLINO, C. A.; KNIESS, C. T.; MACCARI, E. A.; RABECHINI JR., R. Protocolo para elaboração de relatos de produção técnica. Revista de Gestão e Projetos – GeP, v.3, n.2, p. 294-307, mai./ago. 2012.

MACHADO, M. M.; FITTIPALDI, M. A. S. Produção técnica em organizações e relato tecnológico: práticas em andamento na educação profissional e tecnológica. REGIT – Revista de Estudos de Gestão, Informação e Tecnologia, v. 15, n. 1, p. 159-173, jan./jun. 2021.