Português Ingles Espanhol

COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS & COLETIVAS - IMPACTOS NO DESEMPENHO INOVADOR

Data Encerramento: 27/06/2023

PROGRAMA DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO: SABERES E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EM SISTEMAS PRODUTIVOS

No ato da inscrição, além dos dados pessoais, será solicitado uma cópia do RG em formato PDF. Providencie esse arquivo antes de iniciar a inscrição.

Minicurso

COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS & COLETIVAS - IMPACTOS NO DESEMPENHO
INOVADOR

Professores responsáveis:

Prof. Dr. Roberto Kanaane - Doutor em Psicologia Social. Professor do Mestrado Profissional em  Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional

Profa. Dra. Flávia Frate – Doutora em Administração de Empresas. Professora do Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional

Descrição da atividade: O minicurso surge em um momento de mudanças constantes na sociedade e no ambiente profissional e pessoal. Tais alterações têm mobilizado os profissionais levando-os ao aprendizado, assimilação, transferência de conhecimentos e implantação de inovações. Despertar as competências individuais e coletivas relaciona-se diretamente ao aprender, diante dos desafios presentes no âmbito corporativo, uma vez que o social contemporâneo está requerendo profissionais sintonizados com as demandas originadas no mercado de trabalho, nas expectativas sociais em constante mutação.

Objetivos: Sensibilizar e mobilizar os participantes frente a trabalhabilidade no âmbito corporativo contemplando as competências individuais e coletivas. Focar na relevância das competências técnicas, comportamentais e socioemocionais, sob a ótica dos conhecimentos e competências adquiridos no processo de aprendizagem, resgatando as experiências.

Data e horário:
27 e 29 de junho/ 2023, das 13h30 às 17h30.

Carga horária:  
8 horas (dois encontros).

Modalidade:
Encontro síncrono online.
 
Recursos Necessários:
Computador ou notebook, conexão de internet, câmera e microfone.
 
Local:
Ambiente Virtual de Aprendizagem da Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa - Centro Paula Souza (baseado no Microsoft Teams).
 
Público-alvo:
Alunos de pós-graduação, profissionais liberais e comunidade em geral.
 
Número de Vagas:
45

Certificação e frequência:
Os participantes inscritos  receberão o certificado emitido pela Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Paula Souza. O certificado deverá ser acessado neste mesmo site, pela guia: "Imprimir Certificado de Atividade Concluída". A frequência mínima das atividades do Programa de Extensão é de 75%. No caso de uma atividade de duas aulas, a frequência é de 100%.

Investimento: Gratuito.

A relação dos candidatos convocados estará disponível, em até 3 dias, antes do início da atividade. Para consultar, utilize o menu: PROGRAMA DE EXTENSÃO > LISTA DE CONVOCADOS

Inscrições: Para fazer a inscrição na atividade, clique aqui!

Referências básicas para o minicurso de extensão: 

BARBARINI, A. C. Fatores Organizacionais que Influenciam a Aprendizagem a Partir dos Erros e sua Relação com os Comportamentos Inovadores no Trabalho em uma Empresa do
Segmento Farmacêutico. Dissertação de Mestrado. Universidade Presbiteriana Mackenzie, SP, Brasil, 2015.
COHEN, W. M.; LEVINTHAL, D. A. Absorptive Capacity: A New Perspective on Learning and Innovation. Administrative Science Quarterly, p. 128-152, 1990. Disponível em:
https://doi.org/10.2307/2393553. Acesso em:13 abr.2023.
DE JONG, J.; DEN HARTOG, D. Measuring innovative work behaviour. Creativity and Innovation Management, p. 23–36, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1467-
8691.2010.00547.x . Acesso em:13 abr.2023.
FRATE, F. A Influência da Capacidade Absortiva Individual no Comportamento Inovador no Trabalho. Tese de Doutorado. Universidade Presbiteriana Mackenzie, SP, Brasil, 2021.
Disponível em: https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/12112/browse?type=author&value=Frate%2C+Flávia. Acesso em:18 abr. 2023.
GUPTA, V.; Singh, S.; BHATTACHARYA, A. The Relationships between leadership, work engagement and employee innovative performance: Empirical evidence from the Indian R&D context. International Journal of Innovation Management, v.21, n 07, p. 1750055, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1142/S1363919617500554 . Acesso em: 18 abr. 2023.
KANAANE , R. Comportamento Humano nas Organizações: O desafio dos líderes no relacionamento intergeracional. 3 ed. São Paulo: Gen-Atlas , 2017 .
KANAANE , R. Gestão de Pessoas: Enfoque Estratégico. In LISBOA, T. L; MATTEU, D. Manual Completo de Gestão para Formação de Tecnólogos. São Paulo: Gen – Atlas /CRA – SP , cfa , 2019 .
KANAANE , R; ORTIGOSO, S.A.F. Manual de Treinamento: Como Desenvolver Programas de Capacitação, Treinamento e Desenvolvimento do Potencial Humano. São Paulo: Gen-Atlas, 2018 .
NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de Conhecimento na Empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus,1997.
SCHUMPETER, J. A. Teoria do Desenvolvimento Econômico: uma investigação sobre lucros, capital, crédito, juro e o ciclo econômico. São Paulo: Nova Cultural, 1997.
YILDIZ, H.; MURTIC, A.; KLOFSTEN, M.; ZANDER, U.; RICHTNÉR, A. Individual and contextual determinants of innovation performance: A micro-foundations perspective.
Technovation, p. 102 -130, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.technovation.2020.102130. Acesso em: 18 abr. 2023.