Prof. Dr. Roberto Kanaane - CEETEPS
Profa. Dra. Ligia de Carvalho Abões Vercelli - UNIVERSIDADE
NOVE DE JULHO
Profa. Dra. Rosália Maria Netto Prados - CEETEPS
Este
estudo foi desenvolvido junto ao Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento
da Educação Profissional, no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula
Souza, vinculado à linha de pesquisa Formação do Formador, no projeto de
pesquisa Ensino e Aprendizagem. O interesse pela temática surgiu a partir da
reflexão sobre como as crenças de autoeficácia influenciam na autorregulação
docente no exercício do seu trabalho, tratadas como problema de pesquisa. Desse
modo, o estudo propôs, como objetivo geral, investigar como as relações entre
as crenças de autoeficácia e a regulação emocional se manifestam na prática
docente. No tocante aos objetivos específicos, a dissertação direcionou o
estudo a fim de identificar quais estratégias de crenças de autoeficácia os
docentes utilizam em seu trabalho, caracterizar estratégias de regulação
emocional adotadas pelos docentes e relacionar, na prática docente, a presença
de crenças de autoeficácia na regulação emocional. Os conceitos teóricos
abordados neste estudo foram baseados nos princípios da Teoria Social Cognitiva
e em teóricos das áreas da Psicologia e Pedagogia, direcionados à compreensão
sobre a autoeficácia docente e seu sistema de regulação emocional. O método
utilizado para o desenvolvimento da pesquisa foi o descritivo e exploratório,
contemplando a abordagem quali-quanti. O estudo realizou a pesquisa survey
e aplicou três instrumentos para a produção dos dados, dois deles elaborados
pela pesquisadora, ou seja, o Questionário
do Perfil Docente e o Questionário sobre Estratégias de Regulação Emocional
Docente, e a Escala de Fontes de Autoeficácia de Docentes, do tipo Likert de 6 pontos, elaborada por
Iaochite e Azzi (2012). Participaram do estudo 26 professores de três Escolas
Técnicas Estaduais do Centro Paula Souza. Após a produção de dados, foi
realizada uma análise reflexiva do conteúdo das questões abertas, e, quanto às
questões fechadas, foi adotada a estatística descritiva. Os resultados
apresentados na dissertação apontaram as estratégias de regulação emocional
utilizadas pelos docentes pesquisados e como os fatores de autoeficácia são
relevantes no desempenho de seu trabalho. Os dados da pesquisa contribuíram
para a elaboração de um programa de formação sobre “Estratégias de Regulação Emocional
Docente” e e-book “Orientação para Regulação Emocional dos Professores”,
os quais foram desenvolvidos conjuntamente com a dissertação do Mestrado.