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Dissertação

A correlação entre as crenças de autoeficácia e a regulação emocional na prática docente

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Data de Apresentação:27/03/2025 Autor: Melry Jane de Freitas Piva
Curso:
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
Linha de Pesquisa:
Formação do Formador
Orientador:
Prof. Dr. Roberto Kanaane
Contato:
mestrado@cps.sp.gov.br
Banca:

Prof. Dr. Roberto Kanaane - CEETEPS

Profa. Dra. Ligia de Carvalho Abões Vercelli - UNIVERSIDADE
NOVE DE JULHO

Profa. Dra. Rosália Maria Netto Prados - CEETEPS

Resumo

Este estudo foi desenvolvido junto ao Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, vinculado à linha de pesquisa Formação do Formador, no projeto de pesquisa Ensino e Aprendizagem. O interesse pela temática surgiu a partir da reflexão sobre como as crenças de autoeficácia influenciam na autorregulação docente no exercício do seu trabalho, tratadas como problema de pesquisa. Desse modo, o estudo propôs, como objetivo geral, investigar como as relações entre as crenças de autoeficácia e a regulação emocional se manifestam na prática docente. No tocante aos objetivos específicos, a dissertação direcionou o estudo a fim de identificar quais estratégias de crenças de autoeficácia os docentes utilizam em seu trabalho, caracterizar estratégias de regulação emocional adotadas pelos docentes e relacionar, na prática docente, a presença de crenças de autoeficácia na regulação emocional. Os conceitos teóricos abordados neste estudo foram baseados nos princípios da Teoria Social Cognitiva e em teóricos das áreas da Psicologia e Pedagogia, direcionados à compreensão sobre a autoeficácia docente e seu sistema de regulação emocional. O método utilizado para o desenvolvimento da pesquisa foi o descritivo e exploratório, contemplando a abordagem quali-quanti. O estudo realizou a pesquisa survey e aplicou três instrumentos para a produção dos dados, dois deles elaborados pela pesquisadora, ou seja, o Questionário do Perfil Docente e o Questionário sobre Estratégias de Regulação Emocional Docente, e a Escala de Fontes de Autoeficácia de Docentes, do tipo Likert de 6 pontos, elaborada por Iaochite e Azzi (2012). Participaram do estudo 26 professores de três Escolas Técnicas Estaduais do Centro Paula Souza. Após a produção de dados, foi realizada uma análise reflexiva do conteúdo das questões abertas, e, quanto às questões fechadas, foi adotada a estatística descritiva. Os resultados apresentados na dissertação apontaram as estratégias de regulação emocional utilizadas pelos docentes pesquisados e como os fatores de autoeficácia são relevantes no desempenho de seu trabalho. Os dados da pesquisa contribuíram para a elaboração de um programa de formação sobre “Estratégias de Regulação Emocional Docente” e e-book “Orientação para Regulação Emocional dos Professores”, os quais foram desenvolvidos conjuntamente com a dissertação do Mestrado.

 

Autoeficácia; Autoeficácia Docente; Regulação Emocional; Regulação Emocional Docente; Ensino Técnico Profissional.