A formação dos profissionais de ensino de língua inglesa: práticas e desafios

Data de Apresentação:11/12/2007 Autor: Rodrigo Avella Ramirez
Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Formação Tecnológica
Profª. Drª. Helena Gemignani Peterossi

Profª. Drª. Helena Gemignani Peterossi

Profª. Drª. Esméria Rovai

Profª. Drª. Senira Anie Ferraz Fernandez

As mudanças na sociedade deste início de século põem em evidência algumas características até então negligenciadas na formação do formador. A característica que enfoco neste trabalho é a da atuação profissional. Considero a atuação profissional e o trabalho como fonte, em si, de saberes, posso, então, intuir que ensinar seja mobilizar saberes, utilizá-los, refletir sobre os resultados e reutilizá-los. Portanto, o problema de pesquisa proposto é se a atuação profissional constitui uma fonte de saberes.

Como hipótese de pesquisa, parto do princípio de que se o profissional for sujeito de seu processo de formação, ele estará mais apto a auxiliar na formação daqueles que buscam seu auxílio. Este trabalho aborda a questão da formação do formador, em particular, do professor de língua Inglesa em cursos livres para o ensino de adultos. Para tanto, baseia-se em pesquisa bibliográfica em literatura especializada e em levantamento exploratório realizado com um grupo de professores de uma instituição privada da cidade de São Paulo.

Como referencial teórico busquei suporte em teorias que têm na interdisciplinaridade seu eixo formador e ressaltam a importância do papel das histórias de vida, que estimulam a reflexão e valorizam o saber docente proveniente da experiência. Conseqüentemente, adotei como metodologia de pesquisa neste trabalho a História de Vida.

A questão da formação do professor de língua inglesa é abordada dentro de um contexto histórico e social marcado pelo acelerado desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação e pela globalização que contribuíram para transformar o inglês em língua instrumental.

Aluno adulto

Formação Docente