Português Ingles Espanhol

Dissertação

A Gestão Escolar e o gerenciamento do comportamento emocional dos colaboradores: um olhar para a Educação Técnica de Nível Médio

DOWNLOAD COMPLETO
Data de Apresentação:09/04/2025 Autor: Fernanda Hellen de Sousa
Curso:
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
Linha de Pesquisa:
Políticas, Gestão e Avaliação
Orientador:
Prof. Dr. Roberto Kanaane
Contato:
mestrado@cps.sp.gov.br
Banca:

Prof. Dr. Roberto Kanaane - CEETEPS

Profa. Dra. Marilda Emmanuel Novaes Lipp - INSTITUTO
DE PSICOLOGIA E CONTROLE DO STRESS - IPCS

Prof. Dr. Michel Mott Machado - CEETEPS

Resumo

SOUSA, F. H. A Gestão Escolar e o gerenciamento do comportamento emocional dos colaboradores: um olhar para a Educação Técnica de Nível Médio. 127 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2025.

 

O presente trabalho tem por objetivo investigar a influência do comportamento emocional dos colaboradores das unidades escolares pertencentes à Educação Profissional Técnica de Nível Médio, respondendo ao problema da pesquisa: “O comportamento emocional de professores e funcionários administrativos, a partir de 2022, influenciou a rotina de trabalho e as práticas adotadas pela equipe gestora das unidades de Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM)? Adotou-se, como objetivo geral, analisar as práticas adotadas pela equipe gestora, decorrentes da influência do comportamento emocional dos colaboradores da EPT, a partir de 2022, articulado com os objetivos específicos: caracterizar o perfil dos funcionários da equipe gestora da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM); verificar se o comportamento emocional dos colaboradores (professores e funcionários administrativos) tem influência nas atividades gerenciais da equipe gestora da Educação Profissional Técnica de Nível Médio no respectivo ambiente de trabalho e; identificar as ações adotadas pela equipe gestora diante do comportamento emocional dos colaboradores (professores e servidores administrativos) atuantes na Educação Profissional Técnica de Nível Médio, a partir de 2022 e automatizar o instrumento de avaliação da qualidade de Vida WHOQOL-BREF. O estudo foi desenvolvido por meio de abordagem mista, ou seja, qualitativa e quantitativa, com casos múltiplos, valendo-se de métodos de coletas de dados como pesquisas bibliográficas, documentais e survey, com questionário online composto por questões abertas e fechadas. Os resultados indicaram influência do comportamento emocional dos colaboradores no desenvolvimento das atividades da equipe gestora, além de apontarem a necessidade de capacitação quanto à temática. O produto da pesquisa refere-se a um manual didático de treinamento e orientação dos membros da equipe gestora quanto aos conceitos de desenvolvimento humano, tipos de emoções, como as emoções influenciam o comportamento, desenvolvimento de planilha digital com o instrumento de avaliação da qualidade de vida da equipe gestora, baseada no teste Brazilian_WHOQOL-BREF da OMS, e estratégias e táticas de intervenção.

Educação Profissional e Tecnológica. Equipe de Gestão. Qualidade de Vida. Comportamento Emocional. WHOQOL-BREF.