Prof. Dr. Roberto Kanaane - CEETEPS
Profa. Dra. Marilda Emmanuel Novaes Lipp - INSTITUTO
DE PSICOLOGIA E CONTROLE DO STRESS - IPCS
Prof. Dr. Michel Mott Machado - CEETEPS
SOUSA, F. H. A Gestão Escolar e o gerenciamento do comportamento emocional dos
colaboradores: um olhar para a Educação
Técnica de Nível Médio. 127 f. Dissertação (Mestrado Profissional em
Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação
Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2025.
O presente
trabalho tem por objetivo investigar a influência do comportamento emocional
dos colaboradores das unidades escolares pertencentes à Educação Profissional
Técnica de Nível Médio, respondendo ao problema da pesquisa: “O comportamento emocional
de professores e funcionários administrativos, a partir de 2022, influenciou a
rotina de trabalho e as práticas adotadas pela equipe gestora das unidades de
Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM)? Adotou-se, como objetivo
geral, analisar as práticas adotadas pela equipe gestora, decorrentes da
influência do comportamento emocional dos colaboradores da EPT, a partir de
2022, articulado com os objetivos específicos: caracterizar o perfil dos
funcionários da equipe gestora da Educação Profissional Técnica de Nível Médio
(EPTNM); verificar se o comportamento emocional dos colaboradores (professores
e funcionários administrativos) tem influência nas atividades gerenciais da
equipe gestora da Educação Profissional Técnica de Nível Médio no respectivo
ambiente de trabalho e; identificar as ações adotadas pela equipe gestora
diante do comportamento emocional dos colaboradores (professores e servidores
administrativos) atuantes na Educação Profissional Técnica de Nível Médio, a
partir de 2022 e automatizar o instrumento de avaliação da qualidade de Vida
WHOQOL-BREF. O estudo foi desenvolvido por meio de abordagem mista, ou seja,
qualitativa e quantitativa, com casos múltiplos, valendo-se de métodos de
coletas de dados como pesquisas bibliográficas, documentais e survey,
com questionário online composto por questões abertas e fechadas. Os
resultados indicaram influência do comportamento emocional dos colaboradores no
desenvolvimento das atividades da equipe gestora, além de apontarem a
necessidade de capacitação quanto à temática. O produto da pesquisa refere-se a
um manual didático de treinamento e orientação dos membros da equipe gestora
quanto aos conceitos de desenvolvimento humano, tipos de emoções, como as
emoções influenciam o comportamento, desenvolvimento de planilha digital com o
instrumento de avaliação da qualidade de vida da equipe gestora, baseada no
teste Brazilian_WHOQOL-BREF da OMS, e estratégias e táticas de intervenção.