A influência do teletrabalho no desenvolvimento de software.

Data de Apresentação:21/03/2018 Autor: Cláudia Regina Freneda Silva Giglio
Gestão de Sistemas Produtivos
Prof. Dr. Napoleão Verardi Galegale

Prof. Dr. Napoleão Verardi Galegale

Prof. Dr. Mauro de Mesquita Spinola

Profª. Drª. Marília Macorin de Azevedo

GIGLIO, C. R. F. S. A influência do teletrabalho no desenvolvimento de software. 89f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, SãoPaulo, 2018.

Em razão da necessidade de equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, mais empresas estão permitindo a flexibilização da jornada e método de trabalho dos seus funcionários, com a perspectiva de uma melhor qualidade de vida e maiores índices de inovação e criatividade nos seus projetos de tecnologia. Motivada por este contexto, esta pesquisa tem como objetivo verificar a influência do teletrabalho na produtividade individual de codificação e teste unitário de software e na qualidade de vida do desenvolvedor de software. Para alcançar tal objetivo, foi efetuado um estudo de campo, em um banco brasileiro de grande porte, no qual foram analisados dados de 462 artefatos de software construídos em seis projetos, divididos em duas amostras: uma com os dados dos desenvolvedores que estavam trabalhando no modo presencial e outra com os dados dos desenvolvedores que estavam no teletrabalho. Também foi realizada uma pesquisa Survey com cinquenta e um desenvolvedores de software que participaram do projeto piloto de teletrabalho do banco. Foram obtidos os seguintes resultados: i) os desenvolvedores de software possuem percepção positiva das condições para o teletrabalho; ii) a média da produtividade individual no trabalho presencial e no teletrabalho não apresenta diferença significativa, embora os desenvolvedores de software no teletrabalho percebem um aumento na sua produtividade; iii) o tempo de experiência na função de desenvolvedor interfere negativamente na produtividade no teletrabalho; iv) o conhecimento anterior no sistema interfere positivamente na produtividade no teletrabalho; v) os desenvolvedores de software possuem percepção positiva da melhoria da qualidade de vida no teletrabalho, e vi) as mulheres, tanto quanto os homens, observam uma melhor qualidade de vida no teletrabalho. Os resultados desta pesquisa também contribuem para os propósitos da Engenharia de Produção, uma vez que trata de sistemas de trabalho, para fazê-los compatíveis com as necessidades, habilidades e capacidades das pessoas, visando a melhor qualidade e produtividade, preservando a saúde e a qualidade de vida.

desenvolvimento de software

Qualidade de Vida