A Simulação Baseada em Agentes na Logística Humanitária: Aplicações do Netlogo.

Data de Apresentação:28/03/2019 Autor: Izabel Cristina de Souza
Gestão de Sistemas Produtivos
Antonio César Galhardi

Prof. Dr. Antonio César Galhardi

Prof. Dr. Fabrício José Piacente

Prof. Dr. Wagner Cézar Lucato

DE SOUZA, I. C. A Simulação Baseada em Agentes na Logística Humanitária: Aplicações do Netlogo. 189f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2019.

Desastres ocorrem com frequência em todo o mundo, e sua incidência e intensidade vem aumentando nos últimos anos. Eles podem levar à perda generalizada de vidas, direta e indiretamente, e afetar grandes segmentos da população, além de causar danos ambientais significativos e prejuízos sociais e econômicos em larga escala. Assim, surge a logística humanitária, definida como o processo de planejamento, implementação e controle de fluxo, armazenamento eficiente e econômico de bens e materiais, bem como informações relacionadas desde o ponto de origem até o ponto de consumo, da evacuação das pessoas da zona de risco, com o objetivo de aliviar o sofrimento de pessoas vulneráveis a esses acidentes. A otimização dos processos na Logística Humanitária pode contar por sua vez, com a simulação computacional, uma das técnicas mais utilizadas devido a sua flexibilidade, versatilidade e poder de análise. O presente trabalho tem como objetivo aplicar modelos de Simulação Baseada em Agentes, a partir de um software livre, o NetLogo, para representar ações que possam ser aprendidas e planejadas antecipadamente, no sentido de promover a compreensão suficiente para uma gestão eficaz da Logística Humanitária. A metodologia adotada utilizou-se da Modelagem e Simulação no ambiente NetLogo, que permite autoria de modelos específicos. Esta pesquisa se justifica pelo crescente aumento no interesse pelo tema, o que foi demonstrado pela análise bibliométrica realizada; e pelos casos de aplicação utilizados. A presente pesquisa permitiu identificar as aplicações na Logística Humanitária da Simulação Baseada em Agentes, que é atualmente utilizada nas mais diferentes áreas do conhecimento, e de diferentes maneiras. Especificamente na Logística Humanitária permite o aprendizado de estratégias importantes no socorro às vítimas de desastres e a consequente otimização dos processos.

Logística Humanitária

Cadeia de Suprimentos Humanitária