Português Ingles Espanhol

Dissertação

A utilização dos princípios do Lean Software Development na engenharia de requisitos de software.

DOWNLOAD COMPLETO
Data de Apresentação:13/05/2015 Autor: Eliana Santos de Oliveira
Curso:
Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos
Linha de Pesquisa:
Gestão de Sistemas Produtivos
Orientador:
Profª. Drª. Marília Macorin de Azevedo
Contato:
mestrado@cps.sp.gov.br
Banca:

Profª. Drª. Marília Macorin de Azevedo

Prof. Dr. Mauro de Mesquita Spínola

Prof. Dr. Antonio César Galhardi

Resumo

OLIVEIRA, E. S. A utilização dos princípios do Lean Software Development na engenharia de requisitos de software. 118 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2015.

O presente trabalho tem por objetivo analisar as principais ferramentas da engenharia de requisitos, em conjunto com os princípios do Lean Software Development e, a partir daí, estabelecer uma relação entre essas ferramentas e esses princípios do Lean Software Development. A fundamentação teórica deste trabalho trata dos processos de desenvolvimento de software passando pela engenharia de software e engenharia de requisitos; é realizado ainda um estudo sobre o LeanThinking, Lean Production e, por fim, Lean Software Development.

Para a pesquisa foi disponibilizado um questionário com 14 perguntas, por meio das quais são apresentadas situações em que as técnicas e os princípios são exibidos de forma conjunta para que especialistas e profissionais da área pudessem expor a sua percepção a respeito da combinação desses conceitos. Os resultados alcançados nesta pesquisa satisfazem os objetivos propostos, apontam que os profissionais possuem uma percepção positiva sobre a utilização dos princípios do Lean Software Development na engenharia de requisitos.

Engenharia de Requisitos

Engenharia de Software

Lean Software Development

Lean Thinking.