Português Ingles Espanhol

Dissertação

Análise da viabilidade técnica e econômica entre terceirização e investimento em ativos: um estudo de caso na produção de caixas de medição elétrica e de saneamento

DOWNLOAD COMPLETO
Data de Apresentação:27/03/2025 Autor: Robson Gonçalves de Albuquerque
Curso:
Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos
Linha de Pesquisa:
Gestão da Produção e de Operações
Orientador:
Prof. Dr. Fabrício José Piacente
Contato:
mestrado@cps.sp.gov.br
Banca:

Prof. Dr. Fabrício José Piacente - CEETEPS

Prof. Dr. Fernando de Almeida Santos - PONTIFÍCIA
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - PUC

Prof. Dr. Carlos Hideo Arima - CEETEPS

Resumo

ALBUQUERQUE, R. G. Análise da viabilidade técnica e econômica entre terceirização e investimento em ativos: um estudo de caso na produção de caixas de medição elétrica e de saneamento. 91 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2025.

 

O presente trabalho tem por objetivo avaliar e comparar a viabilidade técnica e econômica entre a terceirização e o investimento em ativos próprios na produção de caixas de medição elétrica e de saneamento, visando aprimorar a competitividade e a eficiência operacional da empresa. A metodologia usada foi o estudo de caso, no qual foram analisadas as condições técnicas e econômicas da produção de caixas de medição elétricas e de saneamento em uma empresa do setor de injeção plástica. O estudo envolveu a coleta e análise de dados operacionais, financeiros e de qualidade, comparando os cenários de terceirização e produção interna para avaliar sua viabilidade e impacto na eficiência produtiva e nos custos operacionais. A pesquisa demonstrou que a produção interna das caixas de medição elétricas e de saneamento apresenta vantagens econômicas significativas em relação à terceirização, com custos unitários cerca de 50% menores. Além da redução de custos, a internalização permite maior controle sobre processos, resultando em menor taxa de refugo e maior confiabilidade dos produtos. Contudo, desafios como a necessidade de investimentos iniciais e a adaptação da equipe devem ser considerados. Assim, a escolha entre terceirização e produção interna deve ir além dos custos diretos, abrangendo aspectos estratégicos como autonomia produtiva, dependência de fornecedores e capacidade de inovação. Linha de Pesquisa e Projeto de Pesquisa.

Terceirização. Estratégia. Viabilidade Econômica. Sistemas Produtivos.