Data de Apresentação:01/03/2023 Autor: Rodrigo Yokoyama

Prof. Dr. Carlos Hideo Arima - CEETEPS

Prof. Dr. Adilson Carlos Yoshikuni - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Prof. Dr. Napoleão Verardi Galegale - CEETEPS

YOKOYAMA, R. Aplicação de modelagem de ameaças em segurança da informação nos processos de atualização de programas em endpoints: 132f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2023.

O presente trabalho, pertencente a linha de pesquisa de Sistemas de Informação e Tecnologias Digitais e ao Projeto de Pesquisa Gestão de Tecnologia e Sistemas de Informação, tratando os temas da tecnologia e segurança da informação. Tem por objetivo identificar, descrever e avaliar os impactos da aplicação do método modelagem de ameaça, utilizando normas de gestão de risco, em computadores empresariais com auxílio de um sistema para monitoramento. A metodologia usada para conduzir o estudo foi baseada na Design Science Research Methodology que incorpora princípios, práticas e procedimentos necessários para o design, desenvolvimento, demonstração e avaliação do processo em questão em conjunto com um elemento da Canonical Action Research, viabilizando a melhora no processo. O método proposto para aplicação sugere a adoção de processos e de um sistema para atualização, controle e gestão do Sistema Operacional para redução das ameaças encontradas. A pesquisa foi realizada em uma empresa do ramo jurídico com mais de mil colaboradores que adotaram o modelo home office e identificou ameaças utilizando os métodos STRIDE e DREAD e as normas de segurança ISO e NIST. Verificou-se 14 tipos de ameaças que podem ser identificadas e mitigadas com a utilização do método de modelagem de ameaça. Os resultados das avaliações interna e externa foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas com profissionais da área de tecnologia, que avaliaram o processo como relevante. Como implicação prática, o método e o sistema apresentado podem ser utilizados por áreas de tecnologia e correlatas visando a melhoria da segurança no ambiente. Como implicações teóricas, o trabalho contribui para a extensão da literatura preenchendo parte da lacuna relacionada a modelagem de ameaça e sua aplicação em endpoints e a proposta de um sistema para monitoramento.

Modelagem de ameaça. STRIDE. DREAD. ISO 27000