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Dissertação

Aprendizagem organizacional e o processo de inovação: análise de um programa educacional em um banco múltiplo

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Data de Apresentação:27/03/2025 Autor: Thamires Clemente Castanha
Curso:
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
Linha de Pesquisa:
Formação do Formador
Orientador:
Profa. Dra. Celi Langhi
Contato:
mestrado@cps.sp.gov.br
Banca:

Profa. Dra. Celi Langhi - CEETEPS

Prof. Dr. Henrique Martins Galvão - CENTRO
UNIVERSITÁRIO TERESA D´ÁVILA - UNIFATEA

Prof. Dr. Carlos Vital Giordano - CEETEPS

Resumo

CASTANHA, T. C. Aprendizagem organizacional e o processo de inovação: Análise de um programa educacional em um banco múltiplo. 124 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2025.

 

Esta pesquisa investiga como a Aprendizagem Organizacional contribui para o desenvolvimento da inovação em empresas, à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa. O estudo analisa a implementação de um programa educacional voltado à cultura de inovação em um banco múltiplo brasileiro, examinando sua eficácia na formação de competências inovadoras nos colaboradores. A metodologia adotada combina abordagem qualitativa e análise documental, abrangendo entrevistas semiestruturadas, avaliação do questionário de seleção, revisão do itinerário formativo e análise dos critérios de categorização do conhecimento prévio. Os resultados revelam que, embora o programa demonstre potencial para estimular o desenvolvimento da inovação, obstáculos estruturais e organizacionais limitam sua efetividade, sobretudo no que se refere à personalização das trilhas formativas, à resistência à experimentação e ao alinhamento estratégico institucional. Identificou-se, ainda, uma adesão majoritária dos participantes por indicação, sem clara conexão com o propósito do programa, comprometendo a apropriação e a aplicação dos conceitos abordados. Como produto da pesquisa, foi desenvolvido o "Jogo Curadoria Significativa", fundamentado na Taxonomia de Bloom, na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e nos princípios de Curadoria de Conhecimento de Bhaskar, com o objetivo de estimular a curadoria ativa e a integração prática dos conhecimentos adquiridos. A análise evidencia que o fortalecimento do impacto do programa exige a articulação entre práticas pedagógicas e desafios institucionais, de modo a promover a aprendizagem colaborativa e a experimentação como vetores para o desenvolvimento da inovação.

Curadoria do Conhecimento

Aprendizagem Colaborativa

Gestão do Conhecimento.