Profa. Dra. Celi Langhi - CEETEPS
Prof. Dr. Henrique Martins Galvão - CENTRO
UNIVERSITÁRIO TERESA D´ÁVILA - UNIFATEA
Prof. Dr. Carlos Vital Giordano - CEETEPS
CASTANHA, T. C. Aprendizagem organizacional e o processo de inovação: Análise de um programa
educacional em um banco múltiplo. 124 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão
e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação
Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2025.
Esta pesquisa investiga como a Aprendizagem Organizacional
contribui para o desenvolvimento da inovação
em empresas, à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa. O estudo analisa a implementação de um programa
educacional voltado à cultura de inovação em um banco múltiplo brasileiro,
examinando sua eficácia na formação de competências inovadoras nos colaboradores. A metodologia adotada
combina abordagem qualitativa e análise
documental, abrangendo entrevistas semiestruturadas, avaliação do questionário
de seleção, revisão do itinerário formativo e análise
dos critérios de categorização do conhecimento prévio. Os resultados revelam que, embora
o programa demonstre potencial para estimular o desenvolvimento da inovação, obstáculos estruturais e organizacionais limitam sua efetividade, sobretudo no que se refere à
personalização das trilhas formativas, à resistência à experimentação e ao alinhamento
estratégico institucional. Identificou-se, ainda, uma adesão majoritária dos
participantes por indicação, sem clara conexão com o propósito do programa,
comprometendo a apropriação e a aplicação dos conceitos abordados. Como produto
da pesquisa, foi desenvolvido o "Jogo Curadoria Significativa",
fundamentado na Taxonomia de Bloom, na Teoria
da Aprendizagem Significativa de Ausubel e nos princípios de Curadoria de Conhecimento de Bhaskar, com o objetivo
de estimular a curadoria ativa e a integração prática dos conhecimentos adquiridos. A
análise evidencia que o fortalecimento do impacto do programa exige a
articulação entre práticas pedagógicas e desafios institucionais, de modo a
promover a aprendizagem colaborativa e a experimentação como vetores para o
desenvolvimento da inovação.