Profa. Dra. Denise Maria Martins - CEETEPS
Profa. Dra. Isabel José Botas Bruno Fialho - UNIVERSIDADE
DE ÉVORA - UÉvora/Portugal
Profa. Dra. Marilia Macorin de Azevedo - CEETEPS
SANTOS, C. A. As
dimensões de acesso, inclusão e permanência estudantil: criação de
indicadores de desempenho na Educação Profissional. 99 f. Dissertação do
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional.
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2025.
O presente
trabalho objetiva identificar e propor indicadores de mensuração e monitoramento
da educação básica de nível médio nas dimensões de acesso, inclusão e
permanência estudantil no IFSP com vista a auxiliar o monitoramento e controle
e subsidiar a tomada de decisão por parte dos gestores. A fundamentação teórica
da pesquisa perpassa os temas: Qualidade em serviços e na educação, além de
trazer contextualização de indicadores de desempenho que são as ferramentas
utilizadas para monitoramento da qualidade da educação. A metodologia utilizada
na pesquisa inicia pela revisão bibliográfica da literatura, perpassando,
transversalmente, todo o conteúdo. Trata-se de pesquisa aplicada, pois tem a
finalidade gerar conhecimento para aplicação prática e imediata. A abordagem é
qualitativa, já que utiliza a coleta de dados sem medição numérica para descobrir
ou aprimorar perguntas de pesquisa no processo de interpretação. Os resultados
mostraram que o IFSP não possui indicadores de desempenho que contemplem as
dimensões acesso, inclusão e permanência, com exceção do indicador Percentual
de Evasão dos Cursos. Portanto, este estudo propiciou a sistematização de
indicadores que possibilitam um acompanhamento mais efetivo das dimensões de
acesso, inclusão e permanência no IFSP. Os indicadores propostos foram, dois
indicadores na dimensão acesso: Distribuição Geográfica dos Estudantes e
Percentual de Estudantes por Tipo de Escola de Origem; três na dimensão
inclusão: Taxa de Inclusão por Grupo de Vulnerabilidade IFSP (IGV IFSP), Taxa
de Inclusão por Grupo de Vulnerabilidade dos Matriculados IFSP (IGVM IFSP) e Distribuição
de Estudantes por Etnia/Raça/Cor; e dois na dimensão permanência estudantil:
Taxa de Conclusão de Curso por Estudantes de Diferentes Grupos Socioeconômicos
e Taxa de Evasão por Motivo na categoria permanência estudantil. A estruturação desses indicadores representa
um avanço na gestão educacional, possibilitando a implementação de políticas
públicas mais assertivas e a melhoria da experiência acadêmica dos estudantes.