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Dissertação

As dimensões de acesso, inclusão e permanência estudantil: criação de indicadores de desempenho na educação profissional

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Data de Apresentação:27/03/2025 Autor: Claudia Alexandre dos Santos
Curso:
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
Linha de Pesquisa:
Políticas, Gestão e Avaliação
Orientador:
Profa. Dra. Denise Maria Martins
Contato:
mestrado@cps.sp.gov.br
Banca:

Profa. Dra. Denise Maria Martins - CEETEPS

Profa. Dra. Isabel José Botas Bruno Fialho - UNIVERSIDADE
DE ÉVORA - UÉvora/Portugal

Profa. Dra. Marilia Macorin de Azevedo - CEETEPS

Resumo

SANTOS, C. A. As dimensões de acesso, inclusão e permanência estudantil: criação de indicadores de desempenho na Educação Profissional. 99 f. Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2025.

 

O presente trabalho objetiva identificar e propor indicadores de mensuração e monitoramento da educação básica de nível médio nas dimensões de acesso, inclusão e permanência estudantil no IFSP com vista a auxiliar o monitoramento e controle e subsidiar a tomada de decisão por parte dos gestores. A fundamentação teórica da pesquisa perpassa os temas: Qualidade em serviços e na educação, além de trazer contextualização de indicadores de desempenho que são as ferramentas utilizadas para monitoramento da qualidade da educação. A metodologia utilizada na pesquisa inicia pela revisão bibliográfica da literatura, perpassando, transversalmente, todo o conteúdo. Trata-se de pesquisa aplicada, pois tem a finalidade gerar conhecimento para aplicação prática e imediata. A abordagem é qualitativa, já que utiliza a coleta de dados sem medição numérica para descobrir ou aprimorar perguntas de pesquisa no processo de interpretação. Os resultados mostraram que o IFSP não possui indicadores de desempenho que contemplem as dimensões acesso, inclusão e permanência, com exceção do indicador Percentual de Evasão dos Cursos. Portanto, este estudo propiciou a sistematização de indicadores que possibilitam um acompanhamento mais efetivo das dimensões de acesso, inclusão e permanência no IFSP. Os indicadores propostos foram, dois indicadores na dimensão acesso: Distribuição Geográfica dos Estudantes e Percentual de Estudantes por Tipo de Escola de Origem; três na dimensão inclusão: Taxa de Inclusão por Grupo de Vulnerabilidade IFSP (IGV IFSP), Taxa de Inclusão por Grupo de Vulnerabilidade dos Matriculados IFSP (IGVM IFSP) e Distribuição de Estudantes por Etnia/Raça/Cor; e dois na dimensão permanência estudantil: Taxa de Conclusão de Curso por Estudantes de Diferentes Grupos Socioeconômicos e Taxa de Evasão por Motivo na categoria permanência estudantil.  A estruturação desses indicadores representa um avanço na gestão educacional, possibilitando a implementação de políticas públicas mais assertivas e a melhoria da experiência acadêmica dos estudantes.

Educação Profissional. Indicadores de Desempenho. Dimensões de Desempenho. Qualidade.