Português Ingles Espanhol

Dissertação

Avaliação do impacto da implementação de um framework de excelência operacional e transformação digital em um hospital de alta complexidade e de grande porte

DOWNLOAD COMPLETO
Data de Apresentação:29/06/2022 Autor: Noerci Batistela Junior
Curso:
Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos
Linha de Pesquisa:
Gestão da Produção e de Operações
Orientador:
Profa. Dra. Marília Macorin de Azevedo
Contato:
mestrado@cps.sp.gov.br
Banca:

Profa. Dra. Marília Macorin de Azevedo - CEETEPS

Profa. Dra. Wania Regina Mollo Baía - USP

Prof. Dr. José Manoel Souza das Neves - CEETEPS

Resumo

BATISTELA, N. J. Avaliação do impacto da implementação de um framework de excelência operacional e transformação digital em um hospital de alta complexidade e de grande porte. 156 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2022.

 

O presente trabalho tem por objetivo avaliar o impacto da implementação de um framework de excelência operacional voltado para o ambiente hospitalar. A metodologia usada foi a pesquisa básica exploratória, quantitativa, baseada em pesquisa bibliográfica para fins de análise bibliométrica sobre o tema: Frameworks de Excelência Operacional em Saúde, seguido do estudo de caso da implementação de um framework em um hospital. E para avaliação do impacto dessa implementação, foram definidos os indicadores de desempenho essenciais para avaliação de desempenho hospitalar na visão dos especialistas a partir de revisão bibliográfica sobre o assunto, análise bibliométrica e validação dos indicadores encontrados na literatura com especialistas/gestores hospitalares por meio do método de Delphi adaptado. Dos 559 indicadores encontrados na literatura, 45 foram escolhidos para serem validados pelos especialistas e 11 foram considerados essenciais. Definidos os indicadores, a análise estatística foi realizada nos indicadores essenciais antes e depois da implantação do framework levando a conclusão de que um hospital de grande porte e complexidade não apresenta melhoria em indicadores essenciais quando implementado esse tipo de framework.

Framework. Excelência Operacional. Hospital. Indicadores. Método Delphi