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Dissertação

Boas práticas e fatores de elevado desempenho escolar: estudo de caso em uma unidade do SENAC São Paulo

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Data de Apresentação:27/03/2025 Autor: Maira Marcela Ferreira Spörl
Curso:
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
Linha de Pesquisa:
Políticas, Gestão e Avaliação
Orientador:
Prof. Dr. Michel Mott Machado
Contato:
mestrado@cps.sp.gov.br
Banca:

Prof. Dr. Michel Mott Machado - CEETEPS

Prof. Dr. Marco Wandercil da Silva - USCS

Prof. Dr. Roberto Kanaane - CEETEPS

Resumo

SPÖRL, M. M. F. Boas práticas e fatores de elevado desempenho escolar: estudo de caso em uma unidade do SENAC São Paulo. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2025.

 

O campo de estudos sobre eficácia escolar, no Brasil, ainda está em desenvolvimento, principalmente quando comparado a pesquisas internacionais. Identificar os fatores que tornam algumas escolas eficazes e as práticas que possibilitam um elevado desempenho escolar, mesmo em contextos socioeconômicos desfavoráveis, é uma questão de grande interesse para pesquisadores e gestores educacionais. Esta pesquisa tem como objetivo analisar as boas práticas escolares e os fatores de alto desempenho em uma unidade escolar do Senac, localizada em uma região de alta vulnerabilidade social na cidade de São Paulo, que obteve elevado desempenho, superando as metas internas estabelecidas. O estudo fundamenta-se em uma revisão bibliográfica sobre temas como administração da educação, efeito escola, qualidade da educação, eficácia escolar e boas práticas em contextos de vulnerabilidade. Metodologicamente, utilizou-se um estudo de caso qualitativo, com entrevistas semiestruturadas realizadas com o gerente da unidade escolar, professores e alunos. A análise dos dados coletados resultou em dois relatórios: um destacando os fatores de alto desempenho e outro descrevendo as boas práticas escolares identificadas. Os resultados desta investigação apontam que o foco na aprendizagem foi o fator mais relevante para o sucesso da unidade escolar, seguido pela relação entre família e escola e pelo fortalecimento do clima e da cultura escolar. Esses elementos foram identificados como determinantes para a permanência dos estudantes, demonstrando a importância de um ambiente educacional estruturado e acolhedor. Esta pesquisa, vinculada à linha de pesquisa de “Políticas, Gestão e Avaliação”, contribui para o debate sobre eficácia e a melhoria escolar no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica.

Eficácia Escolar; Fatores de Elevado Desempenho; Boas Práticas Escolares.