Prof. Dr. Michel Mott Machado - CEETEPS
Prof. Dr. Marco Wandercil da Silva - USCS
Prof. Dr. Roberto Kanaane - CEETEPS
SPÖRL, M. M. F. Boas práticas e fatores de elevado
desempenho escolar: estudo de caso em uma unidade do SENAC São Paulo. 107
f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação
Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo,
2025.
O campo de estudos sobre eficácia
escolar, no Brasil, ainda está em desenvolvimento, principalmente quando
comparado a pesquisas internacionais. Identificar os fatores que tornam algumas
escolas eficazes e as práticas que possibilitam um elevado desempenho escolar,
mesmo em contextos socioeconômicos desfavoráveis, é uma questão de grande
interesse para pesquisadores e gestores educacionais. Esta pesquisa tem como
objetivo analisar as boas práticas escolares e os fatores de alto desempenho em
uma unidade escolar do Senac, localizada em uma região de alta vulnerabilidade
social na cidade de São Paulo, que obteve elevado desempenho, superando as
metas internas estabelecidas. O estudo fundamenta-se em uma revisão
bibliográfica sobre temas como administração da educação, efeito escola,
qualidade da educação, eficácia escolar e boas práticas em contextos de
vulnerabilidade. Metodologicamente, utilizou-se um estudo de caso qualitativo,
com entrevistas semiestruturadas realizadas com o gerente da unidade escolar,
professores e alunos. A análise dos dados coletados resultou em dois
relatórios: um destacando os fatores de alto desempenho e outro descrevendo as
boas práticas escolares identificadas. Os resultados desta investigação apontam
que o foco na aprendizagem foi o fator mais relevante para o sucesso da unidade
escolar, seguido pela relação entre família e escola e pelo fortalecimento do
clima e da cultura escolar. Esses elementos foram identificados como
determinantes para a permanência dos estudantes, demonstrando a importância de
um ambiente educacional estruturado e acolhedor. Esta pesquisa, vinculada à
linha de pesquisa de “Políticas, Gestão e Avaliação”, contribui para o debate
sobre eficácia e a melhoria escolar no âmbito da Educação Profissional e
Tecnológica.