Construção de um sistema produtivo utilizando a técnica do DFMA

Data de Apresentação:13/04/2023 Autor: Vanderlei Tallach
Gestão da Produção e de Operações
Prof. Dr. Alexandre Formigoni

Prof. Dr. Alexandre Formigoni - CEETEPS

Prof. Dr. João Gilberto Mendes dos Reis - UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

Prof. Dr. Rosinei Batista Ribeiro - CEETEPS

TALLACH, V. Construção de um sistema produtivo utilizando a técnica do DFMA.75f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2023.

Com o aumento da competitividade no mercado nacional e internacional, as empresas necessitam de novas formas de agilizar seus processos e reduzir os custos industriais buscando por melhoria constante da produtividade. Com o surgimento da manufatura enxuta, muitas ferramentas foram desenvolvidas e colocadas à disposição dos pesquisadores e profissionais. Compreender o processo aliado ao domínio das ferramentas, proporciona melhores condições para elaborar um projeto de manufatura enxuta integrado ao projeto do produto, análise do processo de produção e desenvolvimento de um modelo de manufatura que proporcione a redução do tempo de reparo dos terminais, permitindo seu retorno aos clientes no menor prazo frente a concorrência. O objetivo geral desta pesquisa de abordagem quantitativa é projetar um processo de manufatura para terminais de pagamento para melhoria da produtividade e competitividade em um operador logístico por meio da técnica do Design For Manufacturing And Assembly – DFMA. Em relação a abordagem, este estudo trata-se de uma pesquisa quantitativa, quanto aos objetivos é classificado como uma pesquisa exploratória. Dentro da pesquisa exploratória foi utilizado o método da pesquisa-ação, com a coleta de informações e análise do relatório mensal de produção, extraído automaticamente do sistema Enterprise Resource Planning (ERP). Foi analisado todo o processo produtivo, incluindo as movimentações de componentes por meio das ferramentas Design For Manufacturing and Assembly (DFMA). A análise e interpretação dos dados obtidos possibilitou a elaboração de um projeto de manufatura enxuta compatível com os níveis de demanda e capacidade instalada, assegurando o cumprimento das demandas e redução gradativa dos atrasos, até sua completa eliminação após decorridos dois meses. Incorporado aos ganhos operacionais, destaca-se o aumento de 28% do índice de valor agregado ao processo e o aumento do volume mensal de produção de 50 mil unidades para 138 mil unidades, solidificando a capacidade produtiva da empresa perante o mercado.

DFMA. Gestão da Produção e Operações. Melhoria contínua. Projeto de processo