LIPPE, E. C. O. Desengajamento moral em comportamentos de bullying: um estudo de caso de uma instituição de ensino profissional técnico. N.n [117] f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional) – Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2025.
O presente trabalho tem por objetivo geral compreender as relações entre pares discentes nos comportamentos de bullying por meio do desengajamento moral. Em relação aos objetivos específicos, o foco é propor alternativas de ação antibullying, por meio da atuação do orientador educacional visando possibilitar alternativas de minimizar o desengajamento moral. Tem ainda o presente trabalho o levantamento de cinco hipóteses. Esta dissertação fundamenta-se na Teoria Social Cognitiva (TSC) de Albert Bandura (1986), a qual abarca em seu léxico a teoria de desengajamento moral, sendo composta de oito mecanismos definidos por um conjunto de ações que submete o outro a uma situação de sofrimento, sem que, no entanto, o autor se autocondene pela situação prejudicial (Bandura, 2015). A metodologia caracteriza-se por uma abordagem quantitativa e qualitativa, cujos procedimentos metodológicos foram definidos como exploratório conjugado, contendo descrição e estudo de caso. As amostras foram selecionadas por conveniência e constituem-se de 38 estudantes do Ensino Médio Técnico, que formaram o grupo de teste, 234 alunos os quais responderam ao questionário de múltipla escolha, e sete docentes, que participaram da entrevista de profundidade. Toda a amostra pertence à mesma instituição de Ensino Profissional Técnico situada na periferia da cidade de São Paulo. No tocante aos instrumentos de pesquisa, utilizou-se um questionário adaptado e validado sobre desengajamento moral, analisado por meio de estatística descritiva, bem como uma entrevista de profundidade tabulada por meio da análise de conteúdo. A pergunta de pesquisa que foi respondida ao final desse projeto propunha questionar: como o desengajamento moral influencia nos comportamentos de bullying (entre pares discentes) no Ensino Médio Técnico? Em relação aos resultados, tanto o objetivo geral quanto os específicos foram alcançados e as hipóteses foram verificadas, sendo quatro delas comprovadas e uma parcialmente comprovada. Em síntese, esta pesquisa desvela a intrincada relação entre o desengajamento moral e a perpetuação do bullying no contexto específico do Ensino Profissional Técnico, iluminando um campo ainda pouco explorado. Ao evidenciar os mecanismos que permitem a perpetradores e espectadores desvencilhar-se da culpa, este estudo não apenas diagnostica um problema, mas também convoca a uma reflexão urgente sobre a necessidade de intervenções educativas que promovam a consciência moral e a empatia. A proposta de um curso para docentes, derivada desta investigação, representa um passo concreto em direção à construção de ambientes escolares mais seguros e acolhedores, onde a integridade emocional e o desenvolvimento pleno dos estudantes sejam priorizados. Ao lançar luz sobre esta questão crítica, espera-se que este trabalho inspire futuras pesquisas e ações transformadoras, contribuindo para a edificação de uma cultura educacional que repudie a violência e celebre o respeito mútuo.