Data de Apresentação:09/05/2019 Autor: Cíntia Lúcia Camarotto

Prof. Dr. Rosinei Batista Ribeiro

Prof. Dr. Roberto Kanaane

Prof. Dr. Marcelo Tsuguio Okano

CAMAROTTO, C. L. Do curriculum vitae à autonarrativa: uma proposta de currículo para jovens aprendizes nos sistemas produtivos. 118 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2019.

Esta dissertação discorre sobre os processos de recrutamento e seleção e apresenta os métodos mais utilizados pelas Organizações de pequeno, médio e grande porte para contratar profissionais, de uma maneira geral, e jovens aprendizes especificamente. O objetivo geral desta pesquisa é entender a percepção de profissionais de recursos humanos sobre um modelo de currículo para jovens aprendizes baseado em autonarrativa, em comparação com o currículo tradicional. A metodologia usada foi uma pesquisa exploratória do tipo Survey para identificar, inicialmente, como as empresas brasileiras de pequeno, médio e grande porte atuam frente a seus processos de recrutamento e seleção. O resultado aponta para o currículo como método mais utilizado para o recrutamento e as entrevistas como método mais utilizado para a seleção de candidatos. Diante desta constatação, uma pesquisa de campo foi aplicada no intuito de identificar se o mesmo resultado se repete em relação ao recrutamento e à seleção de jovens aprendizes, e o resultado corrobora as constatações da pesquisa inicial, onde o processo de recrutamento e seleção de jovens aprendizes é pautado pela análise de currículos e entrevistas pessoais. A terceira etapa do estudo consiste na coleta de dados de jovens aprendizes, com uma amostragem de 40 currículos padrão e 17 currículos baseados no modelo de autonarrativa. Na quarta etapa os currículos coletados foram avaliados por profissionais de Recursos Humanos, os quais afirmam ser o currículo padrão o modelo mais adequado nos processos de recrutamento e seleção, mas concordam que o modelo autonarrado auxilia no processo, sugerindo a elaboração de um modelo híbrido. A partir desta sugestão, é proposto um modelo híbrido para a elaboração de currículos para jovens aprendizes no sistema produtivo, mantendo a estrutura do currículo padrão e agregando informações sobre o candidato por meio de recursos de autonarrativas, recursos interativos e multimídia.

Sistemas Produtivos

Recrutamento e Seleção