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Dissertação

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E FORMAÇÃO DOCENTE: LETRAMENTOS E MULTILETRAMENTOS EM SALA DE AULA

Curso: Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional

Linha de Pesquisa: Formação do Formador

Autor: Paula Almeida Morato de Laet

Orientador: Profa. Dra. Senira Anie Ferraz Fernandez

Data de Apresentação: 16/06/2020

Contato: mestrado@cps.sp.gov.br


BANCA

Profa. Dra. Senira Anie Ferraz Fernandez

Profa. Dra. Ana Sílvia Moço Aparício

Prof. Dr. Rodrigo Avella Ramirez


RESUMO

LAET, P. A. M. Educação profissional e Formação docente: letramentos e multiletramentos em sala de aula. 79 [setenta e nove] f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2020.


A tecnologia tem reconstruído as formas de trabalhar e principalmente as formas de ler e escrever, contudo, apesar de todas as mudanças que essas tecnologias proporcionaram, a sociedade ainda é pautada pela comunicação escrita e, cada vez mais, os profissionais necessitam comunicar-se adequadamente nas mais diversas plataformas, inclusive, mesclando textos, vídeos, áudios e outros recursos ao mesmo tempo. Portanto, entender o impacto das habilidades de escrita e leitura em contexto social, ou seja, o letramento, bem como os impactos que as diversas novas formas de ler e escrever estão trazendo para a sociedade, os multiletramentos, é fundamental para estruturar novos processos educacionais, principalmente, no que tange à educação profissional. Assim, a presente pesquisa tem por objetivo investigar como as habilidades de letramentos e multiletramentos são conduzidas pelos professores especialistas do ensino técnico. O método utilizado foi descritivo com abordagem qualitativa, ou seja, a pesquisa bibliográfica contrastada com os dados aferidos por meio de entrevistas com professores de disciplinas técnicas em uma escola de ensino técnico. Os resultados foram obtidos através da análise das gravações eletrônicas das entrevistas em conjunto com as anotações feitas durante essas entrevistas. Ao final desse processo, a pesquisa apontou a necessidade de formação de professores especialistas do ensino técnico para os letramentos e multiletramentos a fim de propiciar uma melhor atuação dos mesmos nos cursos em que lecionam, além da importância de realização de propostas de trabalhos interdisciplinares envolvendo professores da área de linguagem e professores de especializações técnicas.


PALAVRAS-CHAVE
Educação Profissional, Letramentos, Multiletramentos, Formação de Professores, Leitura e Escrita