Português Ingles Espanhol

Dissertação

Educação corporativa a distância do Instituto Nacional do Seguro Social: um estudo comparativo entre os modelos de desenho educacional

DOWNLOAD COMPLETO
Data de Apresentação:25/03/2025 Autor: Teresa Cristina Bignardi Gonçalves
Curso:
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
Linha de Pesquisa:
Formação do Formador
Orientador:
Profa. Dra. Celi Langhi
Contato:
mestrado@cps.sp.gov.br
Banca:

Profa. Dra. Celi Langhi - CEETEPS

Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda - UNIVERSIDADE
MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL - USCS

Prof. Dr. Michel Mott Machado - CEETEPS

Resumo

BIGNARDI GONÇALVES, T. C. Educação corporativa a distância do Instituto Nacional do Seguro Social: um estudo comparativo entre os modelos de desenho educacional. nn. 446 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2025.

 

O presente trabalho teve por objetivo analisar os modelos de desenho educacional adotados na Educação Corporativa a Distância do Instituto Nacional do Seguro Social a fim de identificar suas contribuições para a formação permanente de seus profissionais. Diante de lacuna encontrada nas pesquisas quanto à avaliação sistemática desses modelos, propôs-se este estudo exploratório-descritivo com pesquisa aplicada e abordagem quanti-qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de levantamento de survey on-line com escala Likert combinado com o levantamento das avaliações, além de dados documentais dos cursos mais citados pelos 335 respondentes da pesquisa que realizaram cursos a distância no biênio 2022-2023. Os resultados da análise estatística descritiva indicaram uma preferência pelos modelos de aulas ao vivo, seguidos por tutoria e formatos híbridos, sinalizando uma valorização da interação síncrona. Os dados qualitativos, por sua vez, apontaram como cursos mais significativos para o aperfeiçoamento, as ações com enfoque prático e interação. A aplicação de Regressão Logística Ordinal evidenciou que o gênero e a escolaridade dos participantes exercem influência significativa na percepção sobre a efetividade dos cursos autoinstrucionais para o aperfeiçoamento profissional com um nível de confiança de 95%. Nessa análise, constatou-se que o gênero masculino concorda mais que os demais gêneros que os cursos autoinstrucionais são os que mais contribuem para o aperfeiçoamento profissional. O estudo concluiu que, com exceção do nível de doutorado, quanto maior a instrução, menor a percepção de que cursos autoinstrucionais contribuem para o desenvolvimento. O Relatório Técnico Conclusivo, produto da pesquisa, indicou seus resultados mais relevantes, o impacto na produção dos cursos a distância da Universidade Corporativa do INSS (UCI) e ofereceu recomendações, incorporando as sugestões dos participantes e da teoria como a da aprendizagem significativa para a qualidade do material didático em cursos autoistrucionais.

Educação Profissional e Tecnológica. Educação Corporativa. Educação a Distância. Educação Corporativa a Distância. Modelo de Desenho Educacional.