Profa. Dra. Celi Langhi - CEETEPS
Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda - UNIVERSIDADE
MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL - USCS
Prof. Dr. Michel Mott Machado - CEETEPS
BIGNARDI GONÇALVES, T. C. Educação corporativa a distância do
Instituto Nacional do Seguro Social: um estudo comparativo entre os modelos
de desenho educacional. nn. 446 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão
e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação
Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2025.
O presente trabalho teve por
objetivo analisar os modelos de desenho educacional adotados na Educação
Corporativa a Distância do Instituto Nacional do Seguro Social a fim de
identificar suas contribuições para a formação permanente de seus
profissionais. Diante de lacuna encontrada nas pesquisas quanto à avaliação
sistemática desses modelos, propôs-se este estudo exploratório-descritivo com
pesquisa aplicada e abordagem quanti-qualitativa. A coleta de dados foi
realizada por meio de levantamento de survey on-line com escala Likert
combinado com o levantamento das avaliações, além de dados documentais dos
cursos mais citados pelos 335 respondentes da pesquisa que realizaram cursos a
distância no biênio 2022-2023. Os resultados da análise estatística descritiva
indicaram uma preferência pelos modelos de aulas ao vivo, seguidos por tutoria
e formatos híbridos, sinalizando uma valorização da interação síncrona. Os
dados qualitativos, por sua vez, apontaram como cursos mais significativos para
o aperfeiçoamento, as ações com enfoque prático e interação. A aplicação de
Regressão Logística Ordinal evidenciou que o gênero e a escolaridade dos
participantes exercem influência significativa na percepção sobre a efetividade
dos cursos autoinstrucionais para o aperfeiçoamento profissional com um nível
de confiança de 95%. Nessa análise, constatou-se que o gênero masculino
concorda mais que os demais gêneros que os cursos autoinstrucionais são os que
mais contribuem para o aperfeiçoamento profissional. O estudo concluiu que, com
exceção do nível de doutorado, quanto maior a instrução, menor a percepção de
que cursos autoinstrucionais contribuem para o desenvolvimento. O Relatório
Técnico Conclusivo, produto da pesquisa, indicou seus resultados mais
relevantes, o impacto na produção dos cursos a distância da Universidade
Corporativa do INSS (UCI) e ofereceu recomendações, incorporando as sugestões
dos participantes e da teoria como a da aprendizagem significativa para a
qualidade do material didático em cursos autoistrucionais.