Prof. Dr. Rodrigo Avella Ramirez - CEETEPS
Profa. Dra. Cristiane Azevedo dos Santos Pessoa -
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE
Profa. Dra. Rosália Maria Netto Prados
ROBERTO JR, F. S. Educação profissional e desenvolvimento profissional docente: os
desafios para a formação docente em educação financeira em um programa de
aprendizagem profissional 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em
Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação
Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2024.
Este trabalho é parte de pesquisa desenvolvida no
projeto Saberes e Trabalho Docente, da linha de pesquisa Formação do Formador,
no programa de mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional,
cuja área de concentração é Educação e Trabalho. No Brasil o nível de
endividamento e inadimplência é alto, segundo dados da Confederação Nacional do
Comércio (CNC) quase 80% da população brasileira tem alguma dívida e
aproximadamente 30% estão em atraso (CNC, 2024). Em 2023, cerca de 550 mil
jovens em início da carreira profissional, passaram pelos Programas de
Aprendizagem Profissional (Programa Jovem Aprendiz) e desde 2021 a Educação
Financeira faz parte do currículo do programa. Entretanto muitos docentes não
tiveram em sua formação inicial nenhum conteúdo sobre a Educação Financeira, e
são poucos que procuram alguma capacitação para lecionar conteúdos básicos da
Educação Financeira. Autores como Imbernón, Shulman, Crecci e Fiorentini
ressaltam a importância do Desenvolvimento Profissional Docente (DPD) e tendo
como uma das alternativas para o DPD as comunidades de aprendizagem. Autores
como Shulman, Cocrhan-Smith, Lytle, Fiorentini e Crecci defendem que as
comunidades de aprendizagem criam um ambiente dinâmico e frutífero para o DPD. Portanto,
o presente trabalho tem por objetivo identificar os desafios enfrentados
por docentes, que atuam em um Programa de Aprendizagem Profissional, para o
ensino da Educação Financeira em uma instituição privada. A
metodologia usada é uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, que utilizará
como métodos de coleta de dados: (i) revisão bibliográfica de literatura
específica sobre o tema; (ii) análise documental de documentos institucionais e
legislação; (iii) pesquisa de campo; e (iv) análise temática. Como produto da
presente dissertação, apresenta-se uma proposta de formação continuada e
implementação de comunidades de aprendizagem para a formação dos docentes que
atuam com jovens aprendizes, em Educação Financeira – público-alvo da presente
pesquisa.