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Dissertação

Educação profissional e desenvolvimento profissional docente: os desafios para a formação docente em educação financeira na aprendizagem profissional

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Data de Apresentação:25/03/2025 Autor: Francisco de Sousa Roberto Junior
Curso:
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
Linha de Pesquisa:
Formação do Formador
Orientador:
Prof. Dr. Rodrigo Avella Ramirez
Contato:
mestrado@cps.sp.gov.br
Banca:

Prof. Dr. Rodrigo Avella Ramirez - CEETEPS

Profa. Dra. Cristiane Azevedo dos Santos Pessoa -
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE

Profa. Dra. Rosália Maria Netto Prados

Resumo

ROBERTO JR, F. S. Educação profissional e desenvolvimento profissional docente: os desafios para a formação docente em educação financeira em um programa de aprendizagem profissional 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2024.

 

Este trabalho é parte de pesquisa desenvolvida no projeto Saberes e Trabalho Docente, da linha de pesquisa Formação do Formador, no programa de mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, cuja área de concentração é Educação e Trabalho. No Brasil o nível de endividamento e inadimplência é alto, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC) quase 80% da população brasileira tem alguma dívida e aproximadamente 30% estão em atraso (CNC, 2024). Em 2023, cerca de 550 mil jovens em início da carreira profissional, passaram pelos Programas de Aprendizagem Profissional (Programa Jovem Aprendiz) e desde 2021 a Educação Financeira faz parte do currículo do programa. Entretanto muitos docentes não tiveram em sua formação inicial nenhum conteúdo sobre a Educação Financeira, e são poucos que procuram alguma capacitação para lecionar conteúdos básicos da Educação Financeira. Autores como Imbernón, Shulman, Crecci e Fiorentini ressaltam a importância do Desenvolvimento Profissional Docente (DPD) e tendo como uma das alternativas para o DPD as comunidades de aprendizagem. Autores como Shulman, Cocrhan-Smith, Lytle, Fiorentini e Crecci defendem que as comunidades de aprendizagem criam um ambiente dinâmico e frutífero para o DPD. Portanto, o presente trabalho tem por objetivo identificar os desafios enfrentados por docentes, que atuam em um Programa de Aprendizagem Profissional, para o ensino da Educação Financeira em uma instituição privada. A metodologia usada é uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, que utilizará como métodos de coleta de dados: (i) revisão bibliográfica de literatura específica sobre o tema; (ii) análise documental de documentos institucionais e legislação; (iii) pesquisa de campo; e (iv) análise temática. Como produto da presente dissertação, apresenta-se uma proposta de formação continuada e implementação de comunidades de aprendizagem para a formação dos docentes que atuam com jovens aprendizes, em Educação Financeira – público-alvo da presente pesquisa.

Educação Profissional. Desenvolvimento Profissional Docente. Comunidades de Aprendiza-gem. Educação Financeira. Jovem Aprendiz.