Prof. Dr. Rodrigo Avella Ramirez - CEETEPS
Profa. Dra. Fernanda Castilho Santana - UNIVERSIDADE
FEDERAL DE SÃO CARLOS - UFSCar
Profa. Dra. Rosália Maria Netto Prados - CEETEPS
SILVA, L. R. Educação
profissional e formação docente: O
potencial formativo das comunidades investigativas de aprendizagem para o
ensino médio técnico. 148 f. Dissertação (Mestrado Profissional
em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de
Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2025.
Este trabalho é parte de uma pesquisa desenvolvida no
projeto Saberes e Trabalho Docente, da linha de pesquisa Formação do Formador,
no programa de mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional,
cuja área de concentração é Educação e Trabalho, e tem como objetivo geral investigar
o potencial das comunidades investigativas como um espaço formativo para
professores do ensino técnico em Administração para a construção e
desenvolvimento de conhecimentos sobre a utilização de Tecnologias da
Informação e Comunicação (TIC´s) (Tecnologias da Informação e Comunicação) na
prática docente. Este projeto fundamentou-se tanto na concepção de Dewey (1900)
— segundo esse autor, o ambiente escolar deve ser estruturado de forma a
incentivar a cooperação, o intercâmbio de ideias e o respeito mútuo entre os
alunos, criando um senso de pertencimento a uma comunidade de aprendizado
quanto na perspectiva de Cochran-Smith e Lytle (2002) para a constituição de
comunidades investigativas docentes. Considerou-se que essas comunidades
englobam tanto um espaço intelectual quanto um grupo específico de pessoas e,
em alguns casos, um espaço físico. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi
uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa aplicada e com
análise temática. A seleção da amostra foi realizada de forma conveniente,
composta por nove docentes do curso Técnico em Administração, oferecido na
modalidade modular e no período noturno, em uma instituição de Ensino Técnico
Profissional localizada na periferia de São Paulo. Os resultados obtidos
manifestam-se na implantação do projeto piloto da comunidade investigativa de
aprendizagem, possibilitando atingir o objetivo proposto, dada a natureza
formadora dessa prática. Com base na análise qualitativa dos dados, os
participantes relatam que, ao se envolverem no projeto, sentem-se mais à
vontade para empregar as TICs em sala de aula, evidenciando o impacto positivo
da iniciativa no desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras.