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Dissertação

Educação profissional e formação docente: o potencial formativo das comunidades investigativas de aprendizagem para o ensino médio técnico

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Data de Apresentação:19/03/2025 Autor: Leandro Romual da Silva
Curso:
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
Linha de Pesquisa:
Formação do Formador
Orientador:
Prof. Dr. Rodrigo Avella Ramirez
Contato:
mestrado@cps.sp.gov.br
Banca:

Prof. Dr. Rodrigo Avella Ramirez - CEETEPS

Profa. Dra. Fernanda Castilho Santana - UNIVERSIDADE
FEDERAL DE SÃO CARLOS - UFSCar

Profa. Dra. Rosália Maria Netto Prados - CEETEPS

Resumo

SILVA, L. R. Educação profissional e formação docente: O potencial formativo das comunidades investigativas de aprendizagem para o ensino médio técnico. 148 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2025.

 

Este trabalho é parte de uma pesquisa desenvolvida no projeto Saberes e Trabalho Docente, da linha de pesquisa Formação do Formador, no programa de mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, cuja área de concentração é Educação e Trabalho, e tem como objetivo geral investigar o potencial das comunidades investigativas como um espaço formativo para professores do ensino técnico em Administração para a construção e desenvolvimento de conhecimentos sobre a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC´s) (Tecnologias da Informação e Comunicação) na prática docente. Este projeto fundamentou-se tanto na concepção de Dewey (1900) — segundo esse autor, o ambiente escolar deve ser estruturado de forma a incentivar a cooperação, o intercâmbio de ideias e o respeito mútuo entre os alunos, criando um senso de pertencimento a uma comunidade de aprendizado quanto na perspectiva de Cochran-Smith e Lytle (2002) para a constituição de comunidades investigativas docentes. Considerou-se que essas comunidades englobam tanto um espaço intelectual quanto um grupo específico de pessoas e, em alguns casos, um espaço físico. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa aplicada e com análise temática. A seleção da amostra foi realizada de forma conveniente, composta por nove docentes do curso Técnico em Administração, oferecido na modalidade modular e no período noturno, em uma instituição de Ensino Técnico Profissional localizada na periferia de São Paulo. Os resultados obtidos manifestam-se na implantação do projeto piloto da comunidade investigativa de aprendizagem, possibilitando atingir o objetivo proposto, dada a natureza formadora dessa prática. Com base na análise qualitativa dos dados, os participantes relatam que, ao se envolverem no projeto, sentem-se mais à vontade para empregar as TICs em sala de aula, evidenciando o impacto positivo da iniciativa no desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras.

Comunidades Investigativas de Aprendizagem. Formação Docente. Tecnologia da Informação e Comunicação. Ensino Técnico.