Educação profissional e tecnológica: dificuldades na aprendizagem de algoritmos e programação

Data de Apresentação:11/03/2019 Autor: Robson Escotiel Silva Rocha
Formação do Formador
Profª. Drª. Senira Anie Ferraz Fernandez

Profª. Drª. Senira Anie Ferraz Fernandez

Profª. Drª. Lilian Aparecida Pasquini Miguel

Prof. Dr. Carlos Vital Giordano

ROCHA, ROBSON ESCOTIEL SILVA. Educação Profissional e Tecnológica: dificuldades na aprendizagem de algoritmos e programação. 87 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2019.

O estudo de algoritmos e programação é de suma importância em cursos voltados para a área de tecnologia da informação, e por anos vem apresentando dificuldades em relação ao ensino e a aprendizagem em diferentes níveis. Por esse motivo, o objetivo do estudo é investigar quais as dificuldades encontradas na aprendizagem de algoritmos e programação no ensino tecnológico no curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo no Campus Cubatão/ São Paulo. O objetivo específico da investigação se concentrou na aprendizagem. A viabilidade para o acesso aos dados relativos ao desempenho discente no componente curricular de algoritmos e programação, bem como para obtenção de dados relativos à suas experiências e impressões acerca da aprendizagem durante o curso compuseram a força motriz para o desenvolvimento deste trabalho. A metodologia de pesquisa adotada foi de natureza aplicada, com abordagem quantitativa, e em relação aos objetivos propostos definida como descritiva, exploratória e relacional de modo a identificar e analisar, mediante aplicação de questionário, as percepções e impressões dos sujeitos de pesquisa, amostrados por conveniência, sobre as dificuldades de aprendizagem de algoritmos e programação no cenário escolhido entre os anos de 2014 e 2017. Como resultado foi possível conhecer as dificuldades encontradas na aprendizagem de algoritmos e programação, possibilitando que suas informações sejam utilizadas em futuras reflexões e debates, objetivando melhorias no processo de ensino e aprendizagem não apenas para o componente curricular e curso pesquisados, mas também para os demais cursos ofertados pela Instituição.

Educação Profissional

Aprendizagem