Profa. Dra. Rosália Maria Netto Prados - CEETEPS
Profa. Dra. Ana Sílvia Moço Aparício - UNIVERSIDADE
MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL - USCS
Prof. Dr. Rodrigo Avella Ramirez - CEETEPS
DANNO, Q. A. de P. Educação Profissional Técnica: Saberes e Práticas Docentes, Tecnologias
Digitais, Diferentes Linguagens e Comunicação. 99f. Dissertação (Mestrado Profissional
em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de
Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2025.
Este trabalho é parte de pesquisa
desenvolvida no projeto Saberes e Trabalho Docente, da linha de pesquisa
Formação do Formador, no programa de mestrado em Gestão e Desenvolvimento da
Educação Profissional, cuja área de concentração é Educação e Trabalho. A
pesquisa trata-se de uma discussão sobre saberes e práticas docentes, frente ao
acelerado desenvolvimento das tecnologias digitais e à disponibilização em
massa da Inteligência Artificial (IA). Esse contexto promove desafios ao
docente para o contínuo aprimoramento de suas práticas pedagógicas, demandando
um conhecimento em comunicação, além do conhecimento do conteúdo, técnicas
pedagógicas e tecnologias digitais. Com o desenvolvimento acelerado das tecnologias digitais e a recente
difusão em massa da Inteligência Artificial, quais são os saberes e práticas
docentes, frente às novas tecnologias e linguagens para a educação técnica
profissional? A pesquisa justifica-se pelo contexto do surgimento
acelerado dessas novas tecnologias, impactando a construção de novos saberes e
práticas docentes. Objetiva-se a identificar os saberes e práticas docentes,
frente às novas tecnologias, linguagens e práticas pedagógicas, na educação
profissional; e como objetivos específicos, estudar as contribuições da
educomunicação para os saberes e práticas docentes; e identificar os desafios
da inteligência artificial para os saberes e práticas docentes. A pesquisa fundamenta-se em estudos
contemporâneos de educação e comunicação, além de ideias teóricas sobre a
educação profissional, linguagens, tecnologias e educomunicação. Metodologia,
de natureza exploratória e abordagem qualitativa, de natureza aplicada, a
partir de consultas bibliográficas e em bases de dados da Capes, da Web of
Science e de uma pesquisa de campo com professores de educação profissional
técnica de ensino médio. Identificou-se os saberes e práticas adotadas pelos docentes;
e os desafios enfrentados nas suas práticas: infraestrutura, conexão com a
Internet, mau uso da IA pelos alunos, uso indevido da tecnologia provocando
dispersão dos alunos, falta ou pouco letramento digital. Como produto criou-se uma
Oficina de “Letramento Digital”, para os professores.