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Dissertação

Educação profissional técnica: saberes e práticas docentes, tecnologias digitais, diferentes linguagens e comunicação

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Data de Apresentação:25/03/2025 Autor: Quiteria Aparecida de Paula Danno
Curso:
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
Linha de Pesquisa:
Formação do Formador
Orientador:
Profa. Dra. Rosália Maria Netto Prados
Contato:
mestrado@cps.sp.gov.br
Banca:

Profa. Dra. Rosália Maria Netto Prados - CEETEPS

Profa. Dra. Ana Sílvia Moço Aparício - UNIVERSIDADE
MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL - USCS

Prof. Dr. Rodrigo Avella Ramirez - CEETEPS

Resumo

DANNO, Q. A. de P. Educação Profissional Técnica: Saberes e Práticas Docentes, Tecnologias Digitais, Diferentes Linguagens e Comunicação. 99f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2025.

 

Este trabalho é parte de pesquisa desenvolvida no projeto Saberes e Trabalho Docente, da linha de pesquisa Formação do Formador, no programa de mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, cuja área de concentração é Educação e Trabalho. A pesquisa trata-se de uma discussão sobre saberes e práticas docentes, frente ao acelerado desenvolvimento das tecnologias digitais e à disponibilização em massa da Inteligência Artificial (IA). Esse contexto promove desafios ao docente para o contínuo aprimoramento de suas práticas pedagógicas, demandando um conhecimento em comunicação, além do conhecimento do conteúdo, técnicas pedagógicas e tecnologias digitais. Com o desenvolvimento acelerado das tecnologias digitais e a recente difusão em massa da Inteligência Artificial, quais são os saberes e práticas docentes, frente às novas tecnologias e linguagens para a educação técnica profissional? A pesquisa justifica-se pelo contexto do surgimento acelerado dessas novas tecnologias, impactando a construção de novos saberes e práticas docentes. Objetiva-se a identificar os saberes e práticas docentes, frente às novas tecnologias, linguagens e práticas pedagógicas, na educação profissional; e como objetivos específicos, estudar as contribuições da educomunicação para os saberes e práticas docentes; e identificar os desafios da inteligência artificial para os saberes e práticas docentes. A pesquisa fundamenta-se em estudos contemporâneos de educação e comunicação, além de ideias teóricas sobre a educação profissional, linguagens, tecnologias e educomunicação. Metodologia, de natureza exploratória e abordagem qualitativa, de natureza aplicada, a partir de consultas bibliográficas e em bases de dados da Capes, da Web of Science e de uma pesquisa de campo com professores de educação profissional técnica de ensino médio. Identificou-se os saberes e práticas adotadas pelos docentes; e os desafios enfrentados nas suas práticas: infraestrutura, conexão com a Internet, mau uso da IA pelos alunos, uso indevido da tecnologia provocando dispersão dos alunos, falta ou pouco letramento digital. Como produto criou-se uma Oficina de “Letramento Digital”, para os professores.

Educação Profissional Técnica. Tecnologias Digitais. Inteligência Artificial. Educomunicação.