Formação continuada de profissionais para a educação corporativa

Curso: Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional

Linha de Pesquisa: Formação do Formador

Autor: Eduardo Domingues Pereira

Orientador: Profa. Dra. Celi Langhi

Data de Apresentação: 27/06/2022

Profa. Dra. Celi Langhi - CEETEPS

Prof. Dr. Rogério Bandeira de Melo Moreira - FranklinCovey

Prof. Dr. Roberto Kanaane - CEETEPS

PEREIRA, E. D. Formação continuada de profissionais para a Educação Corporativa. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2022.

Esta pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa Formação do Formador e ao Projeto de Pesquisa Ensino e Aprendizagem do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. O objetivo é analisar como ocorre o processo de formação dos formadores que atuam na área de Educação Corporativa em uma empresa de origem europeia situada no Brasil. Como objetivos específicos foram analisados e avaliados os principais fundamentos da Educação Corporativa; como ocorreu o preparo de profissionais da Educação Corporativa com o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação em sua atuação profissional, frente as necessidades de adaptação impostas pela pandemia de COVID-19; e o resultado da avaliação de satisfação de clientes de uma determinada empresa quanto à atuação de seus formadores ao executarem Programas de Educação Corporativa. A metodologia usada foi estudo de caso composto por análise documental e pesquisa survey. Os resultados demonstram que os formadores tiveram dificuldades na adaptação ao novo cenário e que isto foi pontualmente percebido pelos alunos. O resultado das análises possibilitou a elaboração de um programa de formação inicial para os formadores que atuam na Educação Corporativa.

Educação Profissional. Educação Corporativa. Formação do Formador. Tecnologia Educacional