Gestão do conhecimento e as competências do profissional de logística

Data de Apresentação:26/03/2019 Autor: Luciano da Silva Ferreira
Gestão de Sistemas Produtivos
Prof. Dr. Roberto Kanaane

Prof. Dr. Roberto Kanaane

Profª. Drª. Lilian Aparecida Pasquini Miguel

Prof. Dr. José Manoel Souza das Neves

FERREIRA, L. S. Gestão do conhecimento e as competências do profissional de logística. 179 f. Dissertação de Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2019.

A presente pesquisa teve por objetivo identificar a utilização da Gestão do Conhecimento no desenvolvimento das competências dos profissionais de logística, visando à eficiência no ambiente corporativo. Quanto aos objetivos específicos a pesquisa visou: Caracterizar os fatores envolvidos na estruturação e funcionamento da Gestão do Conhecimento e suas práticas nas empresas com áreas de logística; Verificar as competências necessárias ao profissional de logística. A metodologia contemplou a pesquisa descritiva, de natureza quanti-quali, por meio da aplicação de uma Survey, semiestruturada com perguntas fechadas e abertas e uma análise do tipo Likert, adotada no universo de profissionais das áreas de Logística de empresas situadas no Brasil e profissionais de Recursos Humanos que já assessoraram áreas de logística, a pesquisa alcançou empresas nas áreas de agricultura, indústria, comércio, serviço e governo. A técnica de análise de dados foi a triangulação do tipo concomitante, utilizando-se de estatística descritiva no tratamento da escala Likert e análise de conteúdo para as questões abertas. Como resultado, identificou-se que os fatores envolvidos na estruturação e funcionamento da Gestão do Conhecimento são: Implantação da Gestão por Competências; a utilização das cinco fases do modelo ideal do processo de criação do conhecimento e o conhecimento e prática dos modos de conversão do conhecimento. Identificou-se, ainda, competências relevantes ao profissional de logística, como por exemplo em Hard Skills: Excel, Planejamento; Processos e Nível Superior, e Soft Skills: Proatividade; Liderança; Responsabilidade e Agilidade. Por fim contatou-se o uso parcial das práticas, com empresas executando-as de forma isolada em vez de adotar uma visão sistêmica.

Gestão do Conhecimento

Competências