Gestão do conhecimento: o groupware na organização que aprende

Data de Apresentação:25/07/2012 Autor: Fabio Cicone
Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Formação Tecnológica
Profª. Drª. Helena Gemignani Peterossi

Profª. Drª. Helena Gemignani Peterossi

Profª. Drª. Eliane Antonio Simões

Profª. Drª. Senira Anie Ferraz Fernandez

Este trabalho foi concebido e organizado para contribuir com as propostas de melhoria e compreensão acerca dos modelos organizacionais utilizados na gestão do conhecimento em organizações que aprendem, incorporando tecnologias e criando sistemas operacionais para que possam ajustar-se à modernidade, respondendo assim aos desafios de novos tempos. Ressalta-se na proposta da pesquisa a importância da utilização do groupware como prática destinada a facilitar a aplicação do conhecimento tecnológico e sua assimilação pelas organizações, tanto públicas quanto privadas.

Essa sistemática, necessária para se obter o máximo de efetividade nos resultados a partir da utilização da tecnologia, está ligada a um modelo baseado na integração de sistemas e na criação de um ambiente de trabalho que ofereça a seus colaboradores total acesso à informação. Tecnologias emergentes, formato inovador, ganhos expressivos de volume e alcance de qualidade são fatores decisivos para a assimilação e a integração à dinâmica gerencial.

Questões de gestão, implantação, adequação, custo e disseminação efetiva são condições que a organização que aprende deverá solucionar, adequando-se aos novos tempos. A dissertação busca apresentar e discutir os desafios que se colocam às organizações brasileiras, à luz desses novos conceitos organizacionais, de modo a que possam ajustar-se às novas necessidades organizacionais e, contribuir de forma efetiva com essa discussão, estabelecendo paralelos, apresentando singularidades e estabelecendo premissas fundamentais.

Empresa que Aprende

Gestão do Conhecimento