Data de Apresentação:20/03/2018 Autor: Lucileila do Rosário Queiroz

Prof. Dr. Roberto Kanaane

Prof. Dr. Luiz Teruo Kawamoto Júnior

Prof. Dr. José Manoel Souza das Neves

QUEIROZ, L. R. Gestão pública: competências relevantes do nível de comando da Prefeitura Regional Perus. 204 f. Dissertação de Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018.

O presente estudo teve como objetivo geral caracterizar o quadro de competências dos servidores do nível de comando da Prefeitura Regional Perus, tanto na visão dos gestores, quanto na dos funcionários, em vista das competências gerenciais e individuais consideradas pela literatura pertinente ao tema, as quais são essenciais ao alcance de um alto desempenho. No que diz respeito aos objetivos específicos: caracterizar as competências da Prefeitura Regional Perus; levantar junto aos servidores, a visão existente sobre o grau de importância das competências gerenciais e individuais do nível de comando; e comparar as respostas do nível de comando e dos subordinados com relação aos graus de domínio e importância das competências gerencias. O estudo foi realizado por meio de pesquisa qualitativa e quantitativa, com abordagem descritiva conjugada com estudo de caso. Para a fundamentação teórica foi utilizada pesquisa bibliográfica, documental e na legislação. Os dados empíricos foram coletados pela utilização de observação participante e aplicação de dois questionários semiestruturados e embasados no referencial teórico, no problema e objetivos da pesquisa; o primeiro questionário continha perguntas de auto avaliação acerca das competências gerenciais e individuais e foi respondido pelos servidores que ocupam cargos de comando, o segundo mensurou a percepção dos subordinados, quanto às competências gerenciais da sua chefia imediata. Como resultado foi possível identificar que: das 17 competências gerenciais, o nível de comando possui duas, “aprender a aprender” e “vitalidade” e 15 foram consideradas como “não dominadas”, precisando de aperfeiçoamento; e das 11 competências individuais investigadas, eles têm o domínio de 10, sendo “desenvolvimento de liderança” a única competência que necessita desenvolvimento, alcançando-se, assim, o objetivo geral deste estudo. As competências organizacionais da instituição foram identificadas por meio de pesquisa na legislação que trata da criação, regulamentação e funcionamento das Prefeituras Regionais, atingindo-se com isto, o primeiro objetivo específico. O segundo objetivo específico foi alcançado, pois de acordo com a pesquisa, todas as 17 competências gerenciais foram consideradas pelos respondentes como “necessárias” e das 11 competências individuais, dez foram consideradas como “necessárias” e uma (“trabalho em equipe”) como “imprescindível”. O terceiro objetivo específico também foi realizado, pois em duas competências, “aprender a aprender” e “vitalidade”, tanto os ocupantes dos cargos de comando, quanto os subordinados consideraram-nas como “dominadas”; nas demais, no total de 15, houve divergência entre as visões do nível de comando e dos subordinados, pois enquanto os ocupantes dos cargos de comando consideraram que dominavam as competências, os subordinados entenderam que não há o pleno domínio. Os resultados demonstraram que não é tão simples implementar o modelo de gestão de pessoas com base em competências nos órgãos públicos, ao se tratar da transposição do modelo utilizado em empresas privadas, pois é necessária uma ruptura com os paradigmas até então existentes, como padrões gerenciais, traços culturais e a própria formação histórica da administração pública, o que se caracteriza como um processo moroso, demandando uma dedicação da organização por períodos de médio e longo prazos.

administração pública

competências gerenciais e individuais

gestão por competências no setor público

gestão pública por resultados